Escola Municipal de Macapá recebe programação alusiva a semana dos povos indígenas

Nesta segunda-feira (24) iniciou a semana alusiva aos povos indígenas na Escola Municipal Hildemar Maia. Será uma semana dedicada para a história, cultura e valores da construção de identidade, em alusão ao dia 19 de abril, data comemorativa aos Povos Originários. O projeto ‘Minha Identidade: Povos da Floresta Indígenas’ quer promover a conscientização e reconhecimento da cultura indígenas entre os alunos.

Durante a manhã de hoje teve contação de histórias indígenas com interpretação performática dos estudantes, apresentações de músicas regionais e atuação do grupo de Toada, Guerreiros Wayana.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, esteve presente na ação educativa e ressaltou a relevância da programação para a comunidade escolar. ‘‘Mais de 100 crianças nessa transmissão de conhecimento com arte e cultura e com identidade desse povo. É a prefeitura trabalhando e cuidando dos direitos dos povos indígenas’’, destaca o secretário.

Brenda Vilhena, gestora há dois anos da Emef Hildemar Maia, fala sobre a ressignificação da história dos povos indígenas contada pelos portugueses.

‘’Durante a semana vão ser debatidos assuntos sobre cultura,valores e identidades dos povos indígenas. Com isso, é importante falarmos sobre a ressignificação da história, durante muito tempo, foi repassada de uma forma errada, quando os portugueses chegaram aqui, os indígenas já estavam. Então não estamos mudando a história, e sim falando a realidade’’, diz a gestora.

A professora Luciana Rodrigues, de origem indígena, comenta sobre o projeto trazer reconhecimento da cultura indígena no dia a dia dos alunos.

‘’ O projeto busca fazer uma correlação da realidade do aluno com os povos indígenas, buscando mostrar essas características no cotidiano familiar. Muitos têm origem indígena, e conseguem identificar esses elementos culturais, aprendendo como reconhecer na culinária, língua, agricultura e em outros aspectos que herdamos dos povos originários, e que estão presentes até hoje’’, destaca.

Confira a programação:

Dia 26 (quarta-feira): contação de histórias (Companhia Uirapurú)

Dia 27 (quinta-feira): apresentação do cantor Jhimmy Feiches

Dia 28 (sexta-feira): apresentação dos alunos, exibição de curta-metragem e apresentação de danças Indígenas

Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *