Escolas da rede estadual iniciam as aulas nesta segunda-feira

images (2)

O ano letivo 2016 da rede estadual começa nesta segunda-feira, 14. Cerca de 140 mil estudantes retornarão às salas de aula. Para o calendário escolar deste ano está previsto o investimento de R$ 62.7 milhões que serão aplicados em obras, merenda, equipamentos, transporte e manutenção das escolas.

O trabalho de planejamento para este ano iniciou ainda em fevereiro com a participação de coordenadores, diretores, professores e servidores. Foram nessas reuniões pedagógicas onde foram organizadas as atividades para o decorrer do ano.

No dia 24 de fevereiro, as instituições que compõe o Núcleo de Apoio as Escolas (NAE 10) realizaram o I Encontro de Educadores, evento que fez parte da Semana Pedagógica. O evento teve como tema “Professor a Alma da Educação” e contou com a participação de 550 educadores.

Já no dia 4 de março, técnicos da Seed e gestores escolares também estiveram reunidos no Teatro das Bacabeiras, para discutir o início das aulas na rede estadual. A pauta trouxe assuntos como a importância da escola pública, a organização do trabalho pedagógico e as temáticas do cotidiano escolar.

Outras escolas de Macapá, Santana e demais municípios também promoveram semanas pedagógicas em suas unidades, conseguindo assim concluir seus planejamentos.

Sistema de Matrícula

Com o processo da Chamada Escolar Unificada 2016, o Sistema de matrícula Online (Sismatri) passou a ser unificado para melhor atender a população. Segundo a última parcial do banco de dados do Sismatri, o Amapá confirmou um número de 12 mil novos alunos matriculados para este ano. Essa nova demanda será somada aos 140 mil alunos que já estavam frequentando as aulas.

Vale ressaltar que este número poderá aumentar, uma vez que a lista cadastro de reserva das vagas já está sendo cumprida pelas redes unificadas. “Estamos no movimento interno de comunicação, onde as redes identificando a vaga em determinada unidade escolar, comunica imediatamente o diretor que por telefone chama os pais ou responsáveis oferecendo a vaga”, explicou a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias.

Calendário Escolar

O calendário escolar de 2016 contará com 200 dias letivos, 800h/anual respeitando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Os professores e alunos terão no mês de julho trinta dias de férias escolares. A previsão é que as aulas terminem no dia 21 de dezembro. Já para aqueles que ficarem em recuperação, as aulas encerram somente no dia 7 de janeiro de 2017.

Alguns eventos e datas comemorativas já estão confirmados no calendário como Jogos Escolares, Desfile Cívico e a Cantata Natalina que serão realizados no segundo semestre do ano.

Para suprir as carências nas unidades escolares, a Seed garantiu até o momento a contratação de 716 profissionais: professor, pedagogo, cuidador, assistente social, especialistas em educação e intérpretes em libras. Mais profissionais poderão ser contratados durante estes primeiros meses, de acordo a necessidade da administração pública.

Assessoria de Comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *