Escolas da rede municipal de ensino são preparadas para início do ano letivo

IMG-20160108-WA0022

A partir do dia 22 de janeiro as aulas iniciam gradativamente na rede municipal de ensino de Macapá. A Secretaria de Educação de Macapá organiza as unidades escolares para receber os estudantes. A secretária Dalva Figueiredo cumpre agenda diária de visitas às escolas, inspecionando-as pessoalmente e estabelecendo diálogo franco com os diretores, para que o ano letivo transcorra com tranquilidade, com escolas limpas, aconchegantes, planos de aula e pedagógico devidamente elaborados e calendário anual fechado.

Na manhã desta sexta-feira, 8, Dalva conheceu o Circo Roda Ciranda, no bairro Goiabal, que, por meio do Programa Mais Educação, atende alunos de 23 escolas em uma ampla área aberta com espaços diversos onde acontecem oficinas de circo e música. Em seguida, a secretária se deslocou até as obras da creche Tia Chiquinha – em construção no bairro Cuba do Asfalto, e depois visitou a escola Pequeno Cidadão, que passa por reforma e ampliação. Com três salas a mais, 10 banheiros, cozinha sendo ampliada e construção do refeitório, nela as aulas estão previstas para ter início em março. Ao longo dos próximos dois meses, a secretária passará por todas as 80 escolas da rede e mais os anexos.

“Temos como determinação do prefeito Clécio não deixar aluno fora de sala de aula e estamos empenhados em buscar todo o recurso possível para atendermos a demanda, por isso estamos reorganizando os espaços de algumas escolas, reformando, ampliando, limpando, buscando prédios para serem alugados, para podermos atender a demanda. Nossa primeira missão, neste início de ano, é garantir com que o processo de matrículas seja cumprido com êxito e vamos fazê-lo, e este contato direto com a escola, com seu gestor e os funcionários, é importante para que tenhamos um quadro real das condições de cada instituição, para oferecermos atendimento de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou Dalva Figueiredo.

Enquanto as escolas passam por reorganização, o calendário de pré-matrícula e matrícula (este ano ocorrendo em caráter unificado, com Estado e município de Santana) está definido:

De 18 a 22 de janeiro é o período da pré-matrícula, online, para alunos que efetuaram a chamada escolar. O site será liberado para inscrição no dia 18 (www.prematricula.ap.gov.br). Este mesmo período vale para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas para eles as matrículas serão feitas diretamente nas escolas.

De 25 a 29 de janeiro abre período de matrículas nas escolas (para quem fez a pré-matrícula de 18 a 22), com entrega de documentação: duas fotos 3×4; cópia da certidão de nascimento; cópia da carteira do SUS; cópia do comprovante de residência atualizado; cópia do cartão de vacina atualizado; cópia da carteira do Bolsa Família.

A partir do dia 1° de fevereiro o sistema reabre para cadastro de reserva, para alunos que não efetivaram a chamada escolar.

Texto e fotos: Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 9 9189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *