Escolas da rede municipal de Macapá ousam na criatividade em culminância de projeto

img_9304-copy
A culminância da sexta edição do projeto Criança e Educação: universo em construção, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Sebrae, com apresentações de alunos das 18 escolas da educação infantil. Com o tema “Revisitando a Literatura Infantil: dos contos de fadas às lendas amazônicas”, as escolas tiveram o desafio de montar uma apresentação de dança, música e teatro, que juntasse, num único enredo, histórias dos imaginários dos contos de fadas e das lendas amazônicas.

Alunos, entre 4 e 5 anos, da rede municipal de ensino de Macapá, mostraram que, mesmo tão pequenos, têm competência e disciplina. As apresentações de palco no Sebrae foram apenas uma pequena mostra de todo o trabalho produzido em sala de aula pelos professores, que durante todo o ano, apresentaram às crianças e “degustaram” com elas inúmeros textos e obras do folclore brasileiro e da literatura infantil em geral. O resultado pôde ser conferido em cada rostinho, em cada figurino conseguido com tanto carinho pelos professores e diretores, em cada sorriso do pai e da mãe que sabe: seu filho está aprendendo em um ambiente que pensa a formação de cidadãos criativos, inteligentes, pensantes.
img_9606-copy
“Esse é um projeto que nasceu na Divisão de Educação Infantil [Diei] da Semed. Foi lançado às escolas e os professores abraçaram, por isso dá certo e a cada ano fica melhor. Para muita gente pode ser um evento simples, mas, para nós, professores, que lidamos em sala de aula com essas crianças, sabemos o quanto significativo é cada fase do desenvolvimento delas e o quanto nos orgulha fazer parte dessa formação de conhecimento e personalidade. É por meio da leitura que as pessoas moldam seu intelecto”, pontuou a chefe da Diei, professora Rosilene Araújo.

Os dois dias de evento contaram com participações especiais. Na abertura teve contação de histórias com a professora Mariza Pinheiro, que se vestiu de sereia para contar a lenda da Iara. O segundo dia teve início com a especialíssima participação dos acadêmicos do curso de Música da Faculdade Iesap, que encantaram com as cantigas de roda, e também teve apresentação de dança de Marabaixo em estilo balé clássico, na ponta das sapatilhas da bailarina Estefanny Milla.

As apresentações das escolas foram criativas. Enredos reuniram histórias da Branca de Neve casando com o Curupira; as princesas da Disney, Ana e Elza (do filme Frozen) em viagem para o extremo Norte do Brasil, rumo ao Amapá; a lenda da Iara que queria danças Marabaixo; muitas festas na floresta que reunia personagens da Amazônia e dos contos de fadas. Todas com status de profissional, com direito a tudo o que exige uma boa produção artística: direção, coreografia, contrarregras, atores e atrizes, dançarinos, trilha sonora, figurino e os estilistas (claro, os professores), e a plateia lotada com os mais fiéis fãs: os pais.

img_9332-copy
A sereia Gabriela Azevedo, 6 anos, aluna da Escola Cantinho do Amor, não economizou na torcida. A família toda estava reunida para assisti-la: pai, mãe, avó, primos, tias, madrinha. “Ah! Acho que toda família deve estar presente na vida escolar das suas crianças. A minha é muito unida e estamos sempre presentes em todos os momentos da vida da Gabriela e das outras crianças da nossa família. Educação é o único bem que temos para deixar para eles, então vamos fazer bem feito”, argumentou a mãe, Fabíola.

Em 2017 tem mais Criança e Educação: universo em construção, com nova temática, novos alunos, nova roupagem, mas o mesmo ânimo e amor pelo fazer educacional.

Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067

Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *