Escreva um bom conteúdo em 5 passos

Imagem: Pixabay

Os blogposts são uma ótima opção para apresentar todo o conteúdo e serviços ou produtos de uma empresa, mas na hora de colocar em prática, muitos empresários têm dúvidas do que escrever e de que maneira apresentar o conteúdo.

Por isso, criamos 5 passos para lhe ajudar a escrever um bom conteúdo para sua empresa.

1º passo: o que escrever?

O ponto de partida é planejar o que vai escrever, qual conteúdo deverá ser criado e se é sazonal ou não. Um exemplo: tenho uma agência de turismo e estamos próximo às férias de julho, uma boa sugestão de conteúdo é fazer um texto dando dicas dos melhores destinos nas férias de julho.

2º passo: para quem escrever?

Após decidir o tema é hora de saber pra qual público o conteúdo será direcionado, desta forma também pode-se determinar a linguagem a ser utilizada no texto: formal ou informal. Se o público for mais jovem, a pedida é um texto leve, objetivo e com recursos de imagem como infográficos ou vídeos, por exemplo. Se for para um público mais velho, vale usar uma linguagem mais formal e o texto pode ser um pouco mais longo, mas precisa estar bem escrito.

3º passo: hora de pesquisar

Com o tema e o público alvo em mãos, é hora de procurar fontes para construir o seu texto. Podem ser desde colaboradores da empresa até artigos, notícias, dados. Tudo que possa somar e dar consistência ao seu texto é válido. Por ser um blogpost empresarial a melhor opção é sempre procurar dentro da empresa alguém com expertise no assunto.

Você pode elaborar perguntas em cima do tema e posteriormente entrevistar a fonte. Esta entrevista é a base do seu texto.

4º passo: mãos à obra

No jornalismo uma das regras mais básicas para a construção de um texto é o lead, que estrutura as informações que serão expostas de acordo com o grau de importância. Esta fórmula ajuda e muito! Para isso, basta responder às perguntas: O que (ou quem)?, Onde?, Como?, Quando? e Por que?

Exemplo:

Laura estava dirigindo no centro da cidade quando um motociclista ultrapassou no sinal vermelho e bateu no carro da nutricionista. O acidente aconteceu às 9h da última quarta-feira.

A ordem não precisa ser seguida à risca, é apenas um norte para iniciar o texto e depois finalizá-lo.

Você pode também criar um texto com um passo a passo, caso o conteúdo seja feito para ensinar algo. Também é uma boa ideia dividi-lo em dicas sobre o tema.

Por exemplo, “Confira 5 dicas para realizar o curso dos seus sonhos”.

5º passo: revisão

Depois de finalizar o texto, leia. Assim você pode encontrar possíveis erros no texto ou detectar se falta alguma informação. Após ler, peça a outra pessoa que revise o texto. Uma segunda opinião é sempre válida e geralmente quando outra pessoa lê o texto consegue encontrar erros que quem escreveu não enxerga.

Texto finalizado e revisado é hora de encaminhar para aprovação e se aprovado é só publicar! Simples assim!

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