Escritora amapaense Angela Carvalho lança livro ‘Pescadores de Sonhos’, neste domingo (7), no Conteiner Foot Park

A escritora amapaense Angela Maria Oliveira de Carvalho lançará, neste domingo (7), a partir das 18h30, no Conteiner Foot Parque, seu livro Pescadores de Sonhos’. Com uma linguagem simples, coloquial, mas enxertada com uma inspiração invulgar, a obra tem o condão de conquistar todos os amantes da boa literatura, mas, conforme a própria autora o foco maior é o público infantil, com a pretensão de despertar o interesse pela leitura desde a mais tenra idade. A obra é ilustrada por Mário Barata, professor de arquitetura na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“O livro traz uma mensagem muito forte para sobre a importância da leitura, principalmente porque em pleno Século XXI as crianças deixam de ir à escola porque têm que trabalhar. É preciso um empenho maior para a erradicação do trabalho infantil, por isso a importância da biblioteca na vida da criança. Essas são as mensagens principais do livro, cuja edição foi possível graças ao Ministério Público do Trabalho (MPT/AP)”, sintetizou.

Perguntada sobre a prioridade que a geração contemporânea está dando para a leitura virtual em detrimento do livro editado em papel, Angela de Carvalho minimizou:

“É exatamente aí que se impõe o papel dos pais, do nosso papel; tenho uma sobrinha com um ano de idade que pergunta pelo livro; ela gosta do livro do papel e do virtual, mas é preciso fazer a criança desde a tenra idade se interessar pelo livro tradicional; é esse o papel da biblioteca no mergulho de transpecção; a leitura por meio de novas tecnologias é importante porque você precisa estar antenado, mas o primeiro momento é aprender a ler verdadeiramente, ter essa concentração para conseguir ler uma história toda, seguir uma narrativa; os pais precisam desenvolver com as crianças desde muito cedo para que elas aprendam a gostar, e aí ela vai se tornar um leitor autônomo e nesse sentido a importância das bibliotecas para essas crianças que estão abandonadas e não têm acesso a esse equipamento”.

Angelita – Breve relato

Depois de longos e prazerosos 25 anos como livreira, a vontade de compartilhar repertórios de leituras do segmento “Infanto Juvenil” ou “Livros para a infância” que transbordavam em mim, tornou-se cada vez maior e urgente. Foi assim que dei por encerradas as atividades de livreira em 2012 e passei a buscar aprimorar minha vocação de promotora da leitura através oficinas e cursos, dentre os quais um Curso de 40 horas com Benita Prieto pelo Proler.

Como membro do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, ministrei oficinas na caravana que percorreu todos os 16 municípios do Estado do Amapá. A Oficina: “Compartilhando leituras, com o livro: Trabalho de Criança não é brincadeira, não!” deixava sempre nas mãos dos participantes um exemplar do referido livro, resultado de Edição Exclusiva para este fim publicada pelo Ministério do Publico do Trabalho.

O exercício das oficinas somado as formações, deram origem em 2014 ao Projeto: “Angelita – Projeto Encontrar, Contar e Encantar” realizado aos domingos no Museu da Fortaleza de São José de Macapá.

Desde então o projeto percorre escolas, praças, órgãos públicos e espaços culturais com oficinas de formação para mediadores de leitura e momentos de “contação de histórias” para crianças e adultos.

Pretendo com este relato mostrar que o projeto ao mesmo tempo em que promove momentos de deleite da literatura para a infância, junto a um público de crianças, jovens e até mesmo adultos, trabalha também a formação de mediadores, destaca a importância das Bibliotecas, mostra a abundante e qualificada produção literária dos escritores e ilustradores neste segmento nos dias atuais. Incentiva a formação das bibliotecas por parte das crianças, ao deixar em suas mãos um primeiro livro, “um livro pra chamar de seu”.

“Conhecer para escolher”, é um dos principais objetivos do Projeto. Permitir que o conhecimento de um vasto repertório de obras faça parte da formação da autonomia de leitor.

Serviço:

Lançamento do livro “Pescadores de Sonhos “, da escritora Angela de Carvalho, pela Cortez Editora.
Data: 07/01/2018
Hora: 18h30.
Local: Conteiner Foot Parque.
Endereço: Avenida General Osório, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá, no bairro Jesus de Nazaré.

Elton Tavares, com informações do Diário do Amapá e Angela de Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *