Escritora amapaense lança o primeiro livro de poesias aos 87 anos

Por Rita Torrinha

“Devaneios” é o título do livro da escritora Maria Helena Amoras, uma amapaense que, aos 87 anos, resolveu publicar suas construções poéticas. A obra reúne 58 poesias sobre saudade, lembrança, felicidade e outras temáticas acerca de sentimentos e da vida. O lançamento será na sexta-feira (6), a partir das 18h, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no Centro de Macapá.

Professora de português aposentada, Maria Helena atualmente reside em Belém do Pará, onde se mantém ativa, escrevendo poemas, crônicas e contos. Ela é autora também do livro “Macapá um rastro de pirilampos” e tem textos publicados na coletânea amapaense “Poesia e Crônica”, de 1988.

O livro Devaneios, segundo a escritora, é formado por pedaços de vida e de sentimentos dos quais nenhum ser humano está imune.

“São sensações boas, momentos que parecem sofridos, como a saudade, fragmentos de felicidade que nos formam para vida, dores que nos fortalecem. Tudo isso que a gente sente ao longo da vida e que nos meus 87 anos quis compartilhar o meu olhar sobre”, conta.

Maria Helena não se entrega às limitações da terceira idade. Tem a necessidade de registrar para o papel o que sente, o que percebe, o que cria. E a mente dela parece estar sempre em “ebulição”. São apenas dois livros publicados, mas incontáveis textos guardados. E para dar vazão aos escritos, ela os publica numa página no facebook.

Sobre a autora

Maria Helena Amoras dos Santos nasceu em 29 maio de 1930, no município de Amapá. É professora aposentada. Veio para Macapá aos 18 anos, para estudar no antigo Instituto de Educação do Amapá (Ieta), onde concluiu o magistério. Escreve desde essa época. Ela foi professora em diversas escolas públicas e também diretora da Associação dos Professores do Amapá. Em 2016 recebeu comenda de Notável, do Memorial do Estado Amapá.

Serviço:

Lançamento do livro “Devaneios”, de Maria Helena Amoras
Data: 6 de outubro (sexta-feira)
Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda, na rua São José, nº 38, Centro
Horário: 18h
Entrada: franca

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *