HOJE: escritora do AP produz livro para combater o trabalho infantil na Amazônia

‘Pescadores de Sonhos’ é o primeiro livro da escritora Angela de Carvalho (Foto: Angela de Carvalho/Divulgação)

Por Carlos Alberto Jr

O combate ao trabalho infantil ganhou contornos de fantasia no Amapá, através do livro “Pescadores de Sonhos”, da escritora amapaense Angela de Carvalho. A obra, segundo ela, busca mostrar que a leitura e a imaginação são armas fundamentais contra trabalho infantil. Para isso, ela inseriu na história símbolos da vida dos povos da Amazônia.

Em “Pescadores de Sonhos”, duas crianças dividem o banco da escola com o remo de canoa e vara de pesca, em busca do sustento financeiro para a família. Mesmo sem saber ler, as crianças se encantam pelas histórias contadas por uma professora e têm a esperança de um dia deixarem de trabalhar.

O livro já teve a primeira edição impressa com distribuição gratuita. A segunda tiragem começou a ser comercializada. O lançamento simbólico da obra acontecerá neste domingo (7), em uma praça de alimentação em Macapá.

A produção é fruto de uma parceria de Angela com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A escritora, que também é contadora de histórias, já realizou diversas atividades em todo o estado a partir da obra.

“A ideia do livro surgiu da necessidade de existir um material que falasse do combate ao trabalho infantil dentro da perspectiva local”, disse a escritora.

As ilustrações foram feitas por Mario Baratta, que é professor na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e utiliza a técnica da aquarela na obra. Elas foram produzidas após todo o texto ser concluído.

Livro narra a história de duas crianças que tem que trocar a escola pelo trabalho para ajudar a família

Na produção de estreia, Angela se inspira na própria vivência em bibliotecas e no contato direto que tem com crianças enquanto contadora de histórias. Ela conta que também se inspirou em personagens que ficaram famosos, como os criados por Monteiro Lobato.

“Uso muitas influências de literatura infantil nacional, principalmente personagens que ficaram conhecidas pela obra de Monteiro Lobato. Além de passar a mensagem da importância da leitura na construção do caráter, ela é fundamental para que uma criança seja criança de verdade”, finalizou.

Serviço

Lançamento do livro “Pescadores de Sonhos”
Data: 7 de janeiro (domingo)
Hora: a partir das 19h
Local: No Container Food Park (Avenida General Osório, número 1184, no bairro Laguinho)
Entrada gratuita
Pontos de venda do livro: Livraria Acadêmica (2º piso do Macapá Shopping); site da Cortez Editora

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *