Escritora Lulih Rojanski é convidada para participar de Antologia Binacional de contos e poemas

Lulih Rojanski, no lançamento de seu livro Pérolas ao Sol- 2017- Foto Aog Rocha

Por Pérola Pedrosa

A escritora paranaense radicada no Amapá, Lulih Rojanski, é uma das escritoras brasileiras convidadas para participar da antologia de contos e poemas intitulada “Quarentena – Memórias de um País Confinado”, a ser lançada em Portugal e no Brasil pela editora portuguesa Chiado Books.

O isolamento social forçado pela quarentena, em razão da pandemia de Covid-19, despertou medo, tristeza e apreensão, principalmente pela forma tão veloz de contágio do vírus, afetando não só a vida das pessoas, mas toda a economia, ciência, tecnologia e sistema de saúde mundial. As artes também foram afetadas. Porém, inúmeras iniciativas, não só de governos e organizações privadas de diversos países, mas também de indivíduos criativos, ajudaram e continuam ajudando a superar esta que já é a maior crise global do século XXI. Pensando nisso, a editora portuguesa Chiado Books teve a ideia de registrar esse momento histórico pelo qual todos nós passamos com uma coletânea de contos e poemas sob o título “Quarentena – Memórias de um País Confinado”. A ideia inicial era convidar apenas escritores de Portugal, mas como a empresa também tem um centro editorial importante na cidade de São Paulo, resolveu estender o convite a escritores brasileiros, como é o caso de Lulih Rojanski, escritora premiada que traz em sua bagagem quatro livros publicados nacionalmente e participações em diversas coletâneas literárias.

Lulih Rojanski e o fotógrafo Aog Rocha, no lançamento do seu livro Gatos Pingados – 2018. Foto: Arquivo pessoal da escritora.

O livro, segundo Florival Gonçalves, coordenador editorial da obra, “será lançado logo que toda esta situação se encontrar resolvida e todos estivermos bem” – o que esperamos que seja logo. Lulih Rojanski participa com o conto “Sonata”, que traz toda a beleza de sua poesia em prosa, marca registrada da autora de “Pérolas ao Sol” (2017) e “Gatos Pingados” (2018). “Essa visibilidade é algo que espero há muito tempo. Quem sabe daí não surge algo maior?”, ressalta a autora, que já negocia com a Chiado a publicação de seu primeiro romance.

Escritores Lulih Rojanski e Fernando Canto durante o lançamento do livro Pérolas ao Sol – crônicas – em2017

A Chiado Books é uma editora de origem portuguesa, com sede em Lisboa e centros editoriais em São Paulo, Madrid, Miami e Roma, e pertence ao Chiado Grupo Editorial. A empresa tem grande notoriedade em Portugal e no Brasil pelo seu trabalho na publicação de autores contemporâneos, estando também presente na Espanha, Itália e América Latina. Entre os autores de seu enorme catálogo figuram nomes como o do jornalista Nelson Motta e do cantor e escritor Alceu Valença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *