Espetáculo Baiano de Dança Contemporânea Othello – O Mouro do Mundo é apresentado no Teatro das bacabeiras

No próximo domingo (04) o palco do Bacabeiras recebe o espetáculo baiano Othello – O Mouro do Mundo, um espetáculo de dança negra contemporânea/teatro físico, solo do Bailarino e Coreógrafo Elísio Pita, que já percorreu a Europa. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e circulou por quatro cidades do Norte do país: Tocantins, Belém, Manaus e agora em Macapá, onde finaliza a turnê.

O espetáculo apresenta elementos da simbologia da Dança dos Orixás, da capoeira, da dança moderna e de outros elementos da ancestralidade africana. O espetáculo une linguagens artísticas: dança, vídeo e projeções que compõem a ambientação e trás a fusão dos mais diversos sentimentos antagônicos existentes.

Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna para Montagens em 2013, estreou na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e em seguida participou de festivais na Europa; Em Portugal (Almada e Lisboa), na Inglaterra (Londres, Manchester, Liverpool), Escócia (Edimburgo).

Além do espetáculo, no dia que antecede a apresentação, Elísio Pita ministrará uma oficina de Dança Afro, das 15h às 17h, na sala de dança do Teatro das Bacabeiras, gratuitamente. As vagas são limitadas a 30 participantes. Mais informações com o produtor local, Paulo Alfaia, pelo telefone: 99173-0955.

Sinopse Othello

Baseado numa das obras mais célebres de William Shakespeare, a montagem reconstrói a figura do herói Otello, que, sendo mouro em conquistadas terras estrangeiras, foi alvo de intrigas, xenofobia, racismo e inveja, levando o corajoso e apaixonado guerreiro a matar sua esposa, motivado pelo ciúme doentio despertado nele e que revela a fragilidade do personagem. A adaptação coreográfica de um dos clássicos da dramaturgia mundial mistura épocas e propõe um olhar negro, urbano, contemporâneo e brasileiro para este drama de caráter universal.

Elísio Pitta

Elísio Pitta, 60 anos integrou o Balé do Século XX, criado por Maurice Béjart (Bélgica) e a companhia de Alvin Ailey (EUA). Atuou também em grandes grupos de dança no Canadá, Inglaterra, Argentina, Peru e Haiti, além dos próprios EUA. “Contar esta história, hoje, se configura num desafio magnífico”, define o artista, que, há anos, acalenta este projeto, vencedor do Prêmio Klauss Vianna 2012 e em 2015, da Funarte.

SERVIÇO:

O que: Espetáculo Otello – O Mouro do Mundo
Quando: 04 de junho, às 19h
Onde: Teatro Bacabeiras
Quanto: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações: (96) 99173-0955 (Paulo Alfaia)
Produção: Militão Produções Artísticas e Cine Arts, Realização: Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Produtor em Macapá: Paulo Alfaia

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa
Contato: 991898067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *