Hoje rola Espetáculo CABRAS CABRAS em Macapá (Teatro das Bacabeiras)

cabras

Até que ponto o ser humano é capaz de chegar pela busca do poder? Tentando responder a essa e outras questões sociais, Priscilla Balio desenvolveu o espetáculo Cabras Cabras, que estreou no dia 16 de janeiro de 2015,no Teatro Glauce Rocha, na Cidade do Rio de Janeiro. No palco três personagens que moram com uma criação de cabras em estado de extrema pobreza. Através da convivência, as pessoas desenvolvem seus hábitos e trejeitos. Se esquivando da miséria, mas mergulhados nela, eles vivem interessados em manter o “titulo de poder” possuído pelo líder da família, o Cabra Véio. Nesse ambiente, a traição e a ganância levam esses personagens a mudanças surpreendentes. E através dessa história, a peça resgata a cultura popular brasileira, musicada, alegre, ao mesmo tempo sofrida além de proporcionar uma reflexão crítica do que se entende pela palavra “poder” dentro de nossa sociedade, que em sua maior parte vive numa pobreza parcial ou total.

Cabras Cabras nasceu por uma iniciativa da autora, a atriz e filósofa Priscilla Balio, que sentia uma imensa necessidade de tratar, através do teatro, da importância das questões vivenciadas pelo povo brasileiro, como a miséria, a ganância e a esperança: “Esse texto nasceu da vontade de usar o teatro, a fábula, para falar de questões que julgo importantes como cidadã, e claro divertir e entreter através desses Cabras. Representa também um vontade de reforçar uma cultura nacional, de uma linguagem que conhecemos por Suassuna, por João Cabral de Melo Neto, por Guimarães Rosa, e tantos outros.”cabras cabras

No espetáculo, a música está viva como parte do lugar, um sertão que enxerga o mar. Os atores cantam contando histórias, cantam rezando para sua “Ave Maria que Alumia”. Os três personagens moram no que chamam de “fim de mundo”, mas é claramente um sertão. Um sertão que é brasileiro, e poderia ser desde a caatinga, até o interior do Rio. Um lugar que é um pouco de todo Brasil, de qualquer lugar. É um lugar fábula, vindo de lugares verdadeiros. Os Cabras Cabras representam a força humana, de “Cabras Machos”, e a resistência e astúcia de Cabras animais que escalam paredes, penhascos, em busca de alimento. Cabras (ambos) que precisam suportar a miséria para manter a própria vida.

Hoje o espetáculo será apresentado às 20h, no Teatro das Bacabeiras. O valor do ingresso é R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Fonte: Blog do Calandrini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *