Espetáculo cultural de dança aborda a lenda da ‘Cobra Sofia’, no Amapá

dsc_0108

Por Jorge Abreu

Um espetáculo de dança vai contar de uma forma diferente a popular lenda da ‘Cobra Sofia – Por trás dos olhos cor de mel’, que narra o romance ente uma índia e um boto e a filha deles, a cobra. A apresentação vai ocorrer no dia 18 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

De acordo com uma das coordenadoras, Carolina Dí Paula, o espetáculo busca resgatar a história que envolve o município de Santana, que fica a 17 quilômetros da capital. Para ela, é uma forma de unir a dança com o folclore local.

“O espetáculo aborda a lenda da Cobra Sofia, resgatando histórias do município de Santana, cidade que faço parte e que contribui para a cultura do estado do Amapá”, destacou.

A apresentação de dança é do Studio Amitiè e vai contar com a participação especial da cantora regional Silmara Lobato, da banda Negro de Nós. A direção é de Edmara Caroline. Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 13.

A lenda

Uma índia chamada Icorã morava numa aldeia próxima a Ilha de Santana. Ela ia todas as noites às margens do rio lamentar para a lua seus sofrimentos. Uma vez, o boto Tucuxi avistou a bela mulher e se apaixonou. Ele se aproximou dela e tiveram uma noite de amor.

Prometida ao Deus Tupã, a índia quando descobriu, meses depois, que engravidou do boto, se escondeu até dar à luz a uma menina de nome Sofia. Desesperada, a mãe jogou a criança recém-nascida de olhos cor de mel no rio, que foi salva pelo boto Tucuxi a transformando em uma cobra d’água.

Segundo a lenda, a Cobra Sofia procurava águas profundas para acomodar-se. Os sulcos deixados durante o trajeto formaram o Rio Matapi.

Serviço:

Cobra Sofia – Por trás dos olhos de mel
Dia: 18 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro das Bacabeiras
Ingressos: R$ 13 (meia). Crianças até 12 anos não pagam.
Postos de vendas: Blue Acessórios (Villa Nova Shopping, em Macapá); Desireé Bijoux e S. D. Amitiè (em Santana).

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *