Espetáculo de humor sobre a língua portuguesa comemora 20 anos no AP

Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá
 
O espetáculo ‘Seu Portuga e a Língua Portuguesa’, do grupo amapaense Bote Fé, vai comemorar 20 anos com uma exibição inédita, nesta quarta-feira (10), às 20h, no monumento Marco Zero do Equador. A apresentação será gratuita, com roteiro adaptado e participação de cantores e grupos de dança do Amapá.
 
O espetáculo, que traz apresentações educativas e bem humoradas, é criação do ator, produtor e diretor Carlos Lima. Ao lado das atrizes Sueli Matos e Josiane Ferreira, o grupo interpreta a “Língua Portuguesa”, contando o processo histórico, as classificações gramaticais e as reformas ortográficas do português.
 
“A peça é uma viagem que vai da fonética à sintaxe, através da personificação de elementos da gramática, como o gerúndio e o pronome pessoal”, explicou Lima, que interpreta o “Seu Portuga” no espetáculo.
 
A apresentação de quarta-feira terá a participação de grupos de dança e dos cantores Verônica dos Tambores, Kássio, Cley Lunna e Carmem Peniche.
 
“Seu Portuga e a Língua Portuguesa” foi criado em 1994, quando Carlos Lima estava com dificuldades nos estudos sobre português. Depois de se dedicar à matéria, criou um texto que brinca com todos os elementos da língua oficial do país, que também inclui lugares do Amapá.
 
A peça é exibida em escolas públicas e particulares, para incentivar o estudo da língua portuguesa. O espetáculo também já foi apresentado fora do estado e até em Cuba, ganhando premiações em festivais e editais do governo federal.
 
Serviço:
 
20 anos do “Seu Portuga e a Língua Portuguesa”
Dia: 10 de setembro
Hora: 20h
Local: monumento Marco Zero do Equador (Rodovia JK)
Entrada: gratuita
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *