Esther Virgolino abre inscrições para cursos profissionalizantes

A Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino abriu nesta segunda-feira, 06, inscrições para os cursos profissionalizantes. Serão ofertadas 240 vagas para os cursos de Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores, sendo 120 vagas para cada. As inscrições são gratuitas e irão até o próximo dia 14 na própria escola.

O processo de seleção será no dia 13 de janeiro de 2011. O resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês. Os cursos têm duração de quatro anos. Para concorrer a uma vaga o estudante precisa ter concluído a oitava série do Ensino Fundamental e não estar em dependência em nenhuma disciplina.

Esther Virgolino oferece o curso de Técnico em Informática desde 2007 e o de Técnico em Redes de Computadores desde o início de 2010. Segundo Arlene Favacho, diretora da Escola, os cursos foram criados após pesquisa de demanda realizada na Zona Norte da capital, região atendida pela instituição. “Ainda ao final de 2010 serão formadas mais seis turmas de técnicos em Informática, com um total de 258 estudantes com certificação profissional”, informa Arlene.

“Observamos que nossos alunos precisavam de uma fonte de renda, então resolvemos implementar os cursos para que os estudantes possam ter como pagar uma faculdade particular, no caso de não passarem no vestibular de uma universidade pública. Cerca de 50% dos nossos alunos já estão estagiando e possuem grandes perspectivas profissionais”, acrescenta a diretora.

Nesta segunda-feira a Escola abriu oficialmente o “III Encontro de Tecnologia do Esther Virgolino”. Na terça-feira, 07, o evento será realizado na Casa do Artesão, das 15h às 21h. O objetivo é promover a produção tecnológica entre estudantes e a comunidade em geral. A entrada é franca.

Serão apresentados 30 trabalhos de diversas áreas do conhecimento, produzidos por alunos da Esther Virgolino. Estão envolvidos no Encontro 1.600 alunos e 100 professores.

“Esta terceira edição do ETE é fruto do bom trabalho que desenvolvemos em nossos cursos profissionalizantes. Com o encontro, visamos, além de mostrar os resultados, despertar o interesse pela produção tecnológica e curiosidade sobre tecnologia na população amapaense, principalmente em nossos jovens”, explica a diretora.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO AMAPÁ

De acordo com a técnica do Núcleo de Ensino Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação (NEP/Seed), Maria do Socorro Silva, são oferecidos dois tipos de capacitações profissionalizantes no Amapá: o de Técnico de Ensino Médio Integrado, com duração de quatro anos, para alunos que cursam o Ensino Médio e o de Técnico Pós-Médio, de um ano e meio, para estudantes que concluíram o Ensino Médio.

As escolas de Macapá que oferecem as capacitações de Técnico de Ensino Médio Integrado são: Escola Gabriel Almeida Café, com o curso de Técnico em Administração; Escola Estadual Esther Virgolino, com os cursos de Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores e Escola Estadual Carmelita do Carmo, que ministra o curso de Técnico em Vendas.

Em outros municípios os cursos são oferecidos nas seguintes instituições: Escola Estadual Mineko Yashida, no município do Laranjal do Jari, com o curso de Manutenção em Computadores; Escola Estadual Joaquim Nabuco, na cidade de Oiapoque, possui os cursos de Hospedagem e Secretariado Escolar; e Escola Estadual Barroso Tostes, em Santana, com o curso Técnico de Informática.

Os cursos Pós-Médio são oferecidos: no Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza – formações em Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clínicas; no Centro Profissionalizante Maria Salomé, em Santana – cursos de Edificações e Eletroeletrônica

O Centro Profissionalizante do Amapá (Cepa), que possui capacitações Pós-Médio com duração de um ano, oferta cursos nas áreas de Hospitalidade e Lazer, Técnico em Cozinha, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Agenciamento de viagens, Técnico em Lazer, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Informática para Internet.
SERVIÇO:

A Escola Estadual Ester Virgolino fica localizada na Avenida Aurino Borges Oliveira, bairro São Lázaro, em Macapá.
Telefone: 3212-5188.
Diretora Arlene Favacho
Contato: 91114268.
 

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *