Estoque no vermelho: Hemoap faz nova campanha para chamar doadores de sangue

Por Jorge Abreu

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou uma nova campanha para tirar da zona vermelha o estoque de sangue da instituição.

De acordo com o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, faltam os principais tipos de sangue. Ele diz que por causa da queda no volume de doações, o limite chegou a ficar abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

Para solucionar o problema, a instituição aposta em uma campanha direta de doadores fidelizados e na chamada pelas redes sociais e através da imprensa, além do site do Hemoap.

Diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro (Foto: Jorge Abreu/G1)

 “Tivemos uma queda no volume de doações, levando o estoque para um limite abaixo do recomendado pelo MS, principalmente dos tipos A positivo, O negativo e AB positivo e negativo. Estamos convocando os doadores desses tipos sanguíneos e também dos demais, pois precisamos repor diariamente o estoque de todos que têm um consumo permanente e não há como prever qual será mais consumido em um determinado dia”, falou o diretor.

O Hemoap atende à demanda das redes públicas e particulares de saúde do estado. O volume solicitado diariamente é grande e precisa ser reposto, segundo Guerreiro. Cada doação arrecada cerca de 500 mililitros e cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas.

Fonte: G1 Amapá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *