Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo irão entregar projetos para moradores das áreas de ressaca

Os habitantes da área de ressaca Chico Dias, no bairro do Congós, serão trazidos à Unifap (Universidade Federal do Amapá) na quinta-feira, 9, das 8h às 12h, na sala 4 do prédio do Dcet (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas) para conhecerem os cinco projetos formatados para a comunidade por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Após os workshops de apresentação, todo o trabalho será doado aos moradores para que possam buscar junto aos governos locais a implantação das propostas.

Os trabalhos foram desenvolvidos desde 2009 e retomados este ano como parte do projeto de extensão “Planejando com a Comunidade”. A área de ressaca foi o ambiente escolhido pelos estudantes para desenvolverem os projetos utilizando conceitos das disciplinas de Urbanismo e Planejamento Urbano. As principais demandas foram levantadas no mapeamento das necessidades dos moradores a partir de conversas.

Os acadêmicos ainda orientaram os residentes sobre urbanização das cidades brasileiras, Estatuto da Cidade e Planos Diretores. Segundo a coordenadora do projeto, professora Bianca Moro Carvalho, em uma pesquisa recente, também verificou-se que um dos grandes problemas das áreas alagadas de Macapá é a falta de capacidade de organização e mobilização de seus moradores.

“Nós percebemos que não existe mobilização comunitária. Existe um líder, mas não há organização, unidade. A partir dessa pesquisa orientamos as pessoas sobre alguns assuntos como cidadania, lixo etc.”, afirmou Bianca Moro Carvalho. A intenção é preparar a comunidade para tornar os indivíduos agentes das mudanças sociais, conhecendo seus direitos como cidadãos.

“Dessa forma”, explica a professora, “o mundo académico pode dar a sua contribuição social e combater a segregação e o ressentimento que existem em nossas cidades. Aproximar as pessoas e vencer o preconceito é sem dúvida um caminho para a construção do verdadeiro direito à cidade”. Atualmente, segundo a pesquisa, existem 23 áreas de ressacas em Macapá. Trazer a comunidade que vive em áreas alagadas para dentro da academia é um esforço que a universidade tem feito para colaborar na conscientização desses moradores

Uma pesquisa realizada pelo Deconcic (Departamento da Indústria da Construção) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que em 2014 o déficit habitacional da região Norte era de 631.586 famílias. No Amapá, o número no mesmo período era de 27.875 mil famílias.

Kleber Soares
Assessoria de comunicação da Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *