Estudos de Fronteira da UNIFAP conclui metade da Expedição à Região das Guianas

A região das Guianas é palco de uma série de desafios logísticos, econômicos, culturais e políticos. Percorridos mais de 1500 km por rota terrestre, os expedicionários da missão universitária, já se depararam com uma série de desafios inerentes à região.

Passaram pela rodovia brasileira 156, que apresenta cerca de 112 km de estrada de terra com pontes de madeira em condições inadequadas; circularam as bacias hidrográficas dos rios Oiapoque e Maroni em meio ao Sol e a Chuva; conversaram com policiais do Brasil, Guiana Francesa e Suriname que atuam no combate de ilícitos nas porosas fronteiras da região; entrevistaram várias pessoas, inclusive representantes da diplomacia brasileira e de associações diversas; observaram com atenção as músicas que fundem a complexa região; e muitas foram as fotos e vídeos feitos sob o olhar acurado do documentarista e fotógrafo Gabriel Flores realizadas até agora.

Clícia Di Miceli, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira da UNIFAP, tem se deparado com incríveis semelhanças dos ritmos musicais na região, assim como teve contato com diversos outros ritmos de forte expressão, como a música javanesa e indiana tão presente nas Guianas.

Brenda Farias, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira e também professora do curso de Relações Internacionais da UNIFAP, aponta que tem enfrentado grandes desafios para compreender a situação da segurança humana, principalmente em relação aos brasileiros, pois seu tema tem se mostrado delicado para tratar na região.

Gutemberg Silva, professor do curso de Relações Internacionais da UNIFAP, se deparou com um grande campo de interações nas fronteiras, que podem gerar bons trabalhos e projetos universitários de pesquisa, devido sua complexidade.

A equipe agora deixa o Suriname a partir da cidade Niew Nickerie e segue para a República Cooperativa da Guiana, onde certamente encontrará novos desafios a serem superados.

Texto da equipe
Fotos: Gabriel Flores

Siga a fanpage desta aventura no Facebook, AQUI. 

Confira mais imagens da expedição:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *