Evento apresentará contribuições dos novos mestrados da Unifap ao Amapá e comunidade acadêmica


Com o objetivo de demonstrar a importância da aprovação de três novos mestrados para o desenvolvimento do estado do Amapá e reconhecer os esforços dos pesquisadores envolvidos na elaboração e envio das propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) realiza nesta quarta-feira, 11 de janeiro, às 8h30, o evento “Novos mestrados em Educação, Ciências Ambientais e Estudos de Fronteira: novos horizontes para a pesquisa científica no Amapá”. O auditório do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), recebe o evento.

Os três novos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amapá (Unifap) – Mestrado em Educação, Mestrado em Ciências Ambientais e Mestrado Profissional em Estudos de Fronteira – aprovados recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) juntam-se aos outros oito programas já existentes, consolidando a pesquisa que, aliada ao ensino e à extensão, constituem-se no tripé fundamental da Universidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Alaan Ubaiara, afirma que a aprovação dos novos mestrados possibilita a criação de novas linhas de pesquisas em áreas nas quais o estado é carente de produção de conhecimento. “Essas pesquisas vão permitir avançar na fronteira do conhecimento que, por sua vez, irão fomentar a realização de novas atividades de extensão. Ao mesmo tempo, tem-se mais alunos de iniciação cientifica que poderão dar continuidade em suas pesquisas que, muitas vezes, é paralisada na graduação. Fortalece também o ensino, pois será ampliado o número de docentes da graduação atuando também na pós-graduação”, diz.

Desenvolvimento

A ampliação da oferta de programas de pós-graduação stricto sensu pela Unifap, em três áreas científicas estratégicas para o Amapá, consolida a visão que a Região Norte possui importante papel no avanço da produção de conhecimento estruturado e na formação de profissionais compromissados com o desenvolvimento sustentável dessa parte do Brasil. O evento contará com a participação de diversos setores da sociedade civil relacionados com as áreas de pesquisa propostas nos mestrados aprovados.

Ubaiara ressalta ainda que a existência de três novos programas de pós-graduação reflete no desenvolvimento do estado. ” O Amapá é carente de estudos que objetivam compreender os problemas inerentes às áreas de concentração abordadas pelos três novos mestrados. Isso irá proporcionar que essas questões possam ser investigadas de forma mais aprofundada, gerando benefícios tanto para o desenvolvimento do estado quanto para sociedade amapaense”, avalia.

Confira a programação do evento:
8h30 – 9h Recepção dos participantes.
9h – 9h30 Abertura do evento com a presença da Reitora Eliane Superti e autoridades.
9h30 – 10h Apresentação dos mestrados em Educação, Estudos de Fronteira e Ciências Ambientais.

Serviço:

“Novos mestrados em Educação, Ciências Ambientais e Estudos de Fronteira: novos horizontes para a pesquisa científica no Amapá”

Dia 11 de janeiro de 2017 (quarta-feira), às 8h30, no auditório do Centro Integrado de Pesquisa – campus Marco Zero do Equador (Rod. Juscelino Kubitschek, Km 02, bairro Jardim Marco Zero, Macapá – AP).

Texto: Jacqueline Araújo
Jornalista – DRT 2633/PA
Assessoria Especial da Reitoria – Unifap
3312-1704 | 98138-9124
www.unifap.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *