Exposição de desenhos e pinturas encerra curso no CEU das Artes e revela talentos

IMG-20160620-WA0007

Segue até sexta-feira, 24, a exposição de desenho e pintura no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), resultado do encerramento do curso de iniciação em desenho, promovido em parceria com o Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, tendo como professor o artista plástico Cézar Silva. O curso encerrou sábado, 18, com a exposição e emocionou pais e visitantes.

São 100 desenhos feitos por crianças, jovens e adultos entre 7 e 50 anos de idade. A ideia, segundo Marina Beckman, gerente do CEU, foi estimular a arte na vida das pessoas. “São diversos tipos de linguagens, e a pintura é uma delas. É sempre bom enxergar a vida por outros ângulos e mudar vidas a partir da arte. Essas pessoas não aprenderam somente a pegar num pincel, a conhecer noções de tons, contratons, luz, acima de tudo, elas aprenderam a se organizar, a se disciplinar, e descobriram uma forma de terapia tendo em mãos uma paleta de cores, uma tela e a vontade de pintar livremente”.

IMG-20160620-WA0002

Para Margarete Reis Ferreira, mãe das alunas Aline e Taissa, o resultado do curso foi bastante positivo. “Minhas filhas desenvolveram muito. Elas chegaram aqui sem nenhuma noção sobre desenho e agora me emocionou com pinturas lindas. O CEU trouxe benefícios para toda a comunidade. Minhas meninas já participaram também da oficina de teatro, eram muito tímidas e os cursos estão dando muitas oportunidades a elas. É um espaço que temos de preservar, sempre”, falou emocionada.

IMG-20160620-WA0023
Durante os cinco meses de curso, Beziel Júnior, 15 anos, disse que aprendeu muito. “Gostei do curso, aprendi a pintar, o professor é muito bom, fiz amizades. Nunca pensei ter uma oportunidade como esta, de estudar arte, e nem sabia que tinha capacidade de desenhar e pintar, mas aprendi técnicas que me levaram a isso. Também participo de outros dois projetos: informática e capoeira. Aqui [CEU das Artes] passo meu tempo, me distraio e não penso besteira, como muitos jovens ociosos que acabam na bandidagem”.IMG-20160620-WA0010

Marina Beckman garante que a parceria com a Escola Cândido Portinari continuará. “Só temos saldo positivo desta parceria e daremos continuidade. Vamos só planejar direitinho um novo período de curso, e assim que estiver tudo acertado, divulgaremos. Desde que a exposição foi aberta, passamos a ter uma procura muito grande de pessoas querendo fazer o curso”.

Vale a pena conferir os trabalhos dos alunos, que demonstraram potencial e sensibilidade para a pintura. O CEU das Artes fica localizado na Av. Carlos Lins Cortês, no bairro Infraero II, e funciona das 8h às 21h.

Rita Torrinha/Asscom Fumcult
Contato: 99189-8067
Fotos: Katya Lacerda/Fumcult – CEU das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *