Exposição de fotografias em aeroporto exibe realidade de ribeirinhas do AP

Por Jorge Abreu

Uma exposição de fotografias quer chamar a atenção de passageiros e visitantes do Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre para a realidade das mulheres ribeirinhas do Amapá. Intitulada ‘Maré Mulher’, a mostra segue até dia 24 de março.

São 30 imagens de mulheres sorridentes que exibem a diversidade étnica, cultural e produtiva de comunidades que vivem às margens de rios, além da importância das águas e das florestas da região Amazônica. Os fotógrafos responsáveis pela exposição são Marcelo Loureiro e Iago Nunes que buscaram retratar histórias de personagens em Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari.

Para a assistente social Francisca de Melo, de 63 anos, que visitava a exposição, o trabalho é uma homenagem às mulheres amapaenses. Ela ressalta a felicidade e também a habilidade de ribeirinhas que vivem do trabalho rural.

“Eu achei a exposição muito interessante por destacar o que cada mulher sabe fazer de melhor dentro de cada função. Elas expressam felicidade através do sorriso. Um tecendo um paneiro, outra colhendo frutas. É uma bela homenagem para as mulheres”, disse.

De acordo com os organizadores, a exposição integra a primeira fase do projeto homônimo, cujo objetivo é o empoderamento da figura feminina por meio do resgate da autoestima, capacitação, incentivo ao empreendedorismo e apoio a projetos produtivos.

A segunda etapa da mostra, prevista para maio, contará com o 1º Seminário sobre Empreendedorismo Feminino do Amapá. O evento é em parceria com o Sebrae no Amapá, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).

As fotos da exposição ‘Maré Mulher’ também fazem parte de um calendário, que está sendo distribuído em ONGs, associações e órgãos governamentais do estado, com o perfil e história de cada mulher participante do projeto.

Serviço:

Exposição Maré Mulher
Local: saguão do Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre
Período: até dia 24 de março

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *