Exposição e venda de artesanatos produzidos por internos do IAPEN que participam do Projeto Social da VEP MA

artesanatos-19

No hall da Central da Conciliação do Fórum da Comarca de Macapá, era grande a circulação de pessoas para ver a exposição de artesanatos realizados pelos internos idosos do IAPEN. A ação faz parte do Projeto Reciclarte, da Vara de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA).

O projeto denominado “RECICLARTE” consiste na promoção de oficinas de trabalhos manuais que empregam a técnica do papel machê. Essa técnica permite criar uma infinidade de produtos a partir da reutilização do lixo, como por exemplo, peças utilitárias e decorativas, máscaras, bonecos, tapetes, esculturas e outros.

Brenda Sabrina Maúes, que faz parte do Conselho da Comunidade, órgão da VEPMA, explicou que a exposição foi uma forma de prestigiar o trabalho desses internos que têm se empenhado na produção das peças, além de ser uma recompensa pessoal.

“O projeto proporciona aos apenados vários benefícios importantes, como: a remição de pena, o resgate da autoestima, o combate ao ócio que permeia o ambiente prisional e abre a possibilidade da geração de uma renda alternativa visando à reinserção social dessas pessoas. Além de tudo isso, o projeto ainda estimula a criatividade artística, a consciência ecológica e o empreendedorismo”.

A renda obtida vai ser revertida tanto para dar continuidade ao projeto como também para dar assistências aos reeducandos da terceira idade, pois a maioria não possui parentes na cidade ou há a falta de interesses da partes dos mesmos, onde eles não fazem visitas.

“Às vezes eles precisam de remédios e roupas. E o Conselho da Comunidade junto com a VEPMA dá essa assistência para eles”, finalizou Brenda Maúes.

Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
assessoria de Comunicação do Tjap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *