Exposição Fé e Devoção Ancestral é destaque no Encontro dos Tambores

A religiosidade dos povos negros do Amapá recebeu destaque na edição do Encontro dos Tambores 2018, que ocorre de 20 a 25 de novembro no Centro de Cultura Negra do Amapá. A festa tradicional tem apoio da Prefeitura de Macapá e este ano contou com o Museu Municipal do Negro e a Feira Afroempreendedora.

O Museu, organizado pelo Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir), levou para o evento a exposição sobre festas tradicionais com o tema A força da religiosidade: Fé e Devoção Ancestral. “A proposta é dar visibilidade, gerando conhecimento sobre a expressiva cultura tradicional, destacar a cultura das festas tradicionais, expondo elementos da composição dessas festividades, no intuito de fortalecer a proteção, preservação e promoção da identidade cultural da população afrodescendente do município de Macapá”, destacou o diretor-presidente da Improir, Maykon Magalhães.

As homenagens estão em toda a exposição, por meio de imagens de santos, quadros, vestimentas e rituais de fé das comunidades do Coração, Torrão do Matapi, Ilha Redonda, Abacate da Pedreira, São José do Mata Fome, Porto do Céu, Ressaca da Pedreira, Casa Grande, Curiaú (2), São Francisco do Matapi, São João do Matapi, Maruanum (2), Ambé, São Pedro dos Bois, Curralinho, Lagoa de Fora, Santo Antônio da Pedreira, Rosa, Areal do Matapi, e o 1° Terreiro de Matriz africana de Macapá (Santa Barbará).

A exposição acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá, de 20 a 25 de novembro de 2018, com horários de funcionamento das 18h à 0h. Além disso, o evento conta com a feira Afroempreendedora, com o tema Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro Amapaense. A Feira Afroempreendedora conta com trinta artesãos das áreas urbana e rural do município, expondo produtos de vestuário, embelezamento afro, acessórios, brinquedos, artesanatos, produtos de decoração, dentre outros.

Cássia Lima
Assessoria de comunicação/Improir
Contato: 99200-8657
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *