Exposição fotográfica abre as comemorações do aniversário da cidade, no Amapá Garden Shopping

Nos dia 31 de janeiro a 7 de fevereiro, o Amapá Garden Shopping apresenta a exposição “I’ã: Fotofragmentos de uma Amazônia Amapaense”, obra do artista plástico e fotógrafo, Paulo Rocha, ativista cultural. A exposição apresenta um processo criativo que reúne documentação e arte, e utiliza-se da linguagem fotográfica como reveladora das singularidades do cotidiano amazônico, a partir de conceitos fundamentais da cosmologia Wajãpi, falantes nativos da língua Tupi que habitam o território transfronteiriço do Amapá-Guiana Francesa.

O fotógrafo explica que para os Wajãpi – aquilo que compreendemos como “imagem” – estaria para além do registro fotográfico, trata-se de alma, memória e experiência, sintetizadas no termo I’Ã, uma componente de cada indivíduo, que pode ser compreendida como “princípio vital” e identificada em qualquer ser por intermédio da pulsação e da palavra. Ser capaz, através de um click, captar o instante em que, de certo modo, todas as coisas se compõem antes de se dissolverem na desordem do mundo é o grande desafio da fotografia contemporânea, que o artista traz para si.

A exposição já foi apresentada em espaços culturais do Amapá e de Minas Gerais. O conjunto da obra evidencia a cidade de Macapá, a diversidade natural, cultural e o cotidiano amazônico-amapaense.

“É um olhar poético e diferenciado que valoriza as pessoas e narra detalhes do cotidiano muitas vezes esquecidos pelas nossas retinas cansadas pelo excesso de imagens na era da informação, mas que se deixam capturar em fotofragmentos por uma lente curiosa, lúdica e experimental”, diz Paulo.

Nesta edição especial para as comemorações do aniversário de 263 anos da cidade de Macapá, a exposição incluiu uma sessão especial que circulou no projeto Batuque, Preces e Louvores do Quilombo do Curiaú realizado pela Companhia Ói Nóiz Akí no Ceará, Recife e Rio de Janeiro através do Programa Caixa Cultural 2019.

Serviço:

Exposição “I’ã: Fotofragmentos de uma Amazônia Amapaense”

Data: 31/01 a 07/02
Hora: Seg a sábado das 10h as 22h, e aos domingos 12h as 22h
Local: Loja 144, Amapá Garden Shopping
Endereço: Rodovia JK, 2141, Universidade
Contato: Paulo Rocha (96) -98412-4600
Informações: Márcia Fonseca (96) 98406-1389.

Márcia Fonseca – Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *