Exposição fotográfica no AP evidencia mulheres em profissões onde homens são maioria

Mulher bombeira, na exposição ‘Trabalho de Mulher’, no Amapá — Foto: Luciana Macedo/Divulgação

Por Ugor Feio

Com imagens de mulheres em postos de trabalho onde os homens são a maioria, a fotógrafa Luciana Macedo propõe valorizar e mostrar o empoderamento feminino nesses espaços. Ao todo, 20 fotos produzidas por ela retratam o profissionalismo feminino e compõem a exposição “Trabalho de Mulher”.

A mostra começa hoje (11) e fica aberta ao público por tempo indeterminado, no prédio do Fórum da Comarca de Santana, a 17 quilômetros de Macapá.

Mulher mototaxista, na exposição ‘Trabalho de Mulher’ — Foto: Luciana Macedo/Divulgação

A fotógrafa explica que a temática da exposição discursa acerca do empoderamento feminino no ambiente de trabalho. Segundo ela, profissão não tem gênero, e ela reforça: “o lugar da mulher é onde ela quiser”.

Para Luciana, o trabalho objetiva encorajar mulheres a irem atrás de seus sonhos. Ela espera que as fotos sirvam de motivação às mulheres, para que elas galguem espaços em ambientes de trabalho normalmente ocupados por homens.

“Quero que as mulheres vejam as fotos e pensem: ‘se ela pode eu também posso’. Meus registros retratam caminhoneiras, frentistas, bombeiras, policiais, juízas de direito, mototaxistas, mecânicas e empresárias. Grandes exemplos profissionais femininos”, adiantou.

Mulher caminhoneira, na exposição ‘Trabalho de Mulher’, no AP — Foto: Luciana Macedo/Divulgação

As fotos foram resultado de dois anos de trabalho e Luciana se diz, contente, em poder encorajar mulheres a assumirem os postos de trabalho que bem desejarem. Ela ressalta também a função pedagógica da mostra, como mãe de duas meninas, de 6 e 9 anos.

Mulher bombeira em treino de operação de resgate, na exposição ‘Trabalho de Mulher’ — Foto: Luciana Macedo/Divulgação

“Me sinto feliz em oferecer uma pequena contribuição para esse trabalho tão importante. Eu sou mãe de duas meninas e fico muito preocupada com essa questão. Quero encorajá-las em suas conquistas, para que estejam preparadas para esse mundo”, contou, esperançosa.

A vernissage da exposição acontece às 8h de segunda-feira e o público poderá prestigiar a mostra de segunda à sexta-feira, no horário das 7h30 às 14h30.

A mostra conta com 10 expositores, com duas fotografias em cada lado, e surgiu em decorrência de um convite do judiciário de Santana.

O projeto é parte da programação da 13ª edição do projeto Justiça pela Paz. A mostra pretende passar ainda por todos os fóruns do estado, de maneira itinerante.

Serviço:

Exposição fotográfica “Trabalho de Mulher”
Vernissage: dia 11 de março (segunda-feira), às 8h
Horários de visitação: das 7h30 às 14h30
Local: Fórum de Santana, 2º andar
Entrada gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *