Exposição no Museu no Negro em Macapá conta a história do Amapá através de objetos históricos

Louças expostas no Museu do Negro em Macapá vieram do distrito do Maruanum — Foto: Museu do Negro/Divulgação

O Museu do Negro Gertrudes Saturnino, em Macapá, abriu as portas para o público em uma exposição especial gratuita organizada para comemorar o Dia Internacional dos Museus. As obras seguem disponíveis para visitação, das 8h às 14h, até sexta-feira (20).

A exposição pode ser contemplada na sede do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), na Avenida Feliciano Coelho, nº 98, bairro Trem.

O objetivo é incentivar a população a conhecer mais sobre a cultura afro-amapaense e proporcionar mais desenvolvimento ao artesanato local.

Elementos da cultura afro-amapaense também fazem parte da exposição — Foto: Museu do Negro/Divulgação

“Vamos expor os principais elementos e artefatos históricos e culturais do museu, as louças de barro do Maruanum, nossos instrumentos do marabaixo, batuque, da capoeira e da cultura afro-religiosa. A intenção é mostrar nossa história que é riquíssima”, explicou Maria Carolina Monteiro, diretora-presidente do Improir.

Os artefatos contam uma parte da história do Amapá e da capital Macapá através de objetos.

Na terça-feira (24), o museu também vai ofertar oficinas de capoeira, marabaixo e batuque para os alunos da rede municipal de ensino.

Obras que contam a história afro-religiosa também estão expostas no museu — Foto: Museu do Negro/Divulgação

Serviço:

Exposição no Museu do Negro Gertrudes Saturnino
Data: até 20 de maio
Hora: 8h às 14h
Local: Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), na Avenida Feliciano Coelho, nº 98, bairro Trem
Entrada gratuita

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *