Exposição reúne trajes de religiões de matriz africana e celebra 34 anos do candomblé no AP

Exposição de Valter Vieira já foi exposta no TRE do Pará em 2018 — Foto: Valter Vieira/Divulgação

Por Ugo Feio

A exposição “Os Deuses Africanos e os Processos Civilizatórios”, do artista plástico Valter Vieira, que reúne instalações com indumentárias pertencentes a religiões de matriz africana será aberta para visitações no Amapá. As peças podem ser vistas a partir das 14h de terça-feira (12), no Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE), no Centro de Macapá.

A exposição terá entrada franca e fica disponível ao público das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 17 de maio.

A organização explica que o objetivo do projeto é dar espaço e mostrar a religiosidade nos terreiros usando as vestimentas como linguagem e meio para desconstrução dos estereótipos criados acerca das afro religiões. Segundo o artista, a exposição é realizada em homenagem ao 34° aniversário do candomblé no Amapá.

“A exposição é uma homenagem aos 34 anos de candomblé no estado, que chegou através de uma amapaense que foi buscar tratamento de saúde, por meio da religião, e trouxe o candomblé até o Amapá, instalando os rituais por aqui e ganhando alguns adeptos “, contou o organizador das obras.

Valter é um historiador paranaense, especialista em saberes africanos, mestre em ciências e realiza a mostra em parceria com o Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Serviço

Os Deuses Africanos e os Processos Civilizatórios
Período: 12 de março a 17 de maio
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE)
Hora: 8h às 12h e das 14h às 17h
Entrada franca

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *