FAF realiza testagem de Covid-19 e outros exames nos atletas do Santos-AP

Começou nesta quinta-feira, 06, a fase de testagem dos atletas escalados para os jogos no retorno dos campeonatos Sub-17 e Profissional realizados pela Federação Amapaense de Futebol (FAF). O primeiro a receber a comissão de saúde da FAF foi o Santos-AP e os testes aconteceram no Centro de Treinamento do clube.

Além dos testes de Covid-19, que são parte do protocolo de segurança instituído pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FAF está oferecendo aos atletas a oportunidade de realizarem outros exames, garantindo assim que, além não ter coronavírus, os times entrem em campo com a imunidade verificada.

O protocolo de avaliação de saúde da Federação compreende exames de sífilis, HIV, Hepatite, aferição de pressão arterial e Covid-19, além de orientações de saúde bucal e educação sexual.

“É um check-up completo. Todos os atletas passarão por esse protocolo de avaliação de saúde antes de retornarem aos gramados. Os exames são pagos pela FAF e são parte do investimento da Federação na saúde e segurança de seus filiados”, explicou Netto Góes, presidente da FAF.

O cronograma de testes iniciou com o time Sub-17 do Santos-AP e seguirá até o fim da semana que vem, passando por todos os clubes profissionais. Nesta sexta-feira, 07, o clube que passará pela testagem é o Oratório, também com os jogadores de sua categoria de base.

Comissão

A FAF reuniu uma comissão de saúde formada por um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um fisioterapeuta. Essa equipe é responsável pelas testagens realizadas com cada clube. O cronograma de testes se repetirá 15 dias após os primeiros exames, às vésperas dos jogos, para garantir que nenhum atleta se contaminou nesse período de espera.

Parcerias

Para garantir a testagem de mais de 400 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e funcionários da entidade, a FAF conta com a parceria da Prefeitura de Macapá.

Marcelle Nunes
Jornalista – Macapá/AP
(96)98106-4232

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *