Falta pouco para o Marabaixo ser reconhecido como Patrimônio do Brasil

Marabaixo1-21
Foto: Elton Tavares

O Marabaixo pode, finalmente, ser reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. O tombamento da manifestação tradicional da comunidade negra do Amapá, está mais próximo graças ao requerimento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), e aprovado por unanimidade dos membros durante a reunião dessa terça-feira (1).

No requerimento, Randolfe solicita que seja encaminhada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Ministério da Cultura, e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Moção de apoio ao reconhecimento do Marabaixo como patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

Para o senador “o Marabaixo é a mais tradicional manifestação da religiosidade popular dos descendentes de quilombos do Amapá”, e “por ser genuinamente brasileira e por representar a resistência contra a escravidão”, necessita ser tombada o quanto antes.

Há algum tempo o processo para reconhecer a manifestação cultural como patrimônio cultural se arrasta no âmbito do IPHAN: “Essa Moção é para sensibilizar o Iphan para fazer o quanto antes esse reconhecimento”, afirma Randolfe.

Jornalista/Assessora de Comunicação
Carla Ferreira
Contato: (96) 98110-1234 (Whatsapp)
Twitter: @Carlinha_F
e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *