Fefap encerra eliminatórias nos Polos e se prepara para a competição estadual do Arraiá do Meio do Mundo

O Arraiá do Meio do Mundo encerrou neste final de semana as eliminatórias do Polo Macapá, quando 35 grupos se apresentaram no ginásio Avertino Ramos, decidindo os classificados. A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), realizadora do evento, encerra as eliminatórias municipais nesta quarta-feira, 28, no Polo Jari, e em seguida inicia a fase de eliminatórias na disputa estadual, das categorias Estilizadas e Tradicionais. Dez grupos se classificaram para a competição Estadual, sendo que o 1º lugar ficou a Simpatia da Juventude, 2º lugar, Renovação Junina, e 3º lugar, Luar do Sertão.

Polos Municipais

Com 84 grupos de todo o estado competindo na 10ª edição do Arraiá do Meio do Mundo, a Fefap divide as eliminatórias municipais em 5 polos: Polo Jari, com grupos de Laranjal e Vitória; Mazagão; Santana; Macapá e Polo Norte, onde estão inseridos grupos de Amapá, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca, Ferreira Gomes e Calçoene. As seletivas iniciaram no Polo Norte, onde foram selecionados 8 grupos, em seguida foi a vez de Santana, de onde saíram 4 grupos; o Polo Macapá selecionou 18; e Jari seleciona 4, Por licenciamento de dois grupos de Mazagão, os dois grupos automaticamente.

Eliminatória Estadual

No dia 30 de junho os 36 grupos selecionados nos Polos começam a se apresentar para os jurados, que julgam dez quesitos, Tema, Dança, Passo de Quadrilha, Miss Caipira, Criatividade, Harmonia de Passos e Evolução, Conjunto, Entrada e Saída, e Indumentária. Grupos Estilizados e Tradicionais selecionados seguem a sinopse, e se apresentam dentro dos temas escolhidos, até os dias 7 e 8 de julho, quando acontecem as finais das duas categorias e os campeões são anunciados.

Cultura e Social

Cada grupo reúne cerca de 100 pessoas, entre quadrilheiros, estilistas, maquiadores, costureiras, historiador, artista plástico, soldador, marcador, miss, e outros profissionais da quadra junina que trabalham o ano inteiro para o Arraiá do Meio do Mundo. “O alcance da quadra junina é grande e atinge diretamente a sociedade, uma vez que a maioria dos grupos vêm de áreas periféricas. A participação de jovens e adolescentes na quadra junina, afasta as famílias do risco social, das drogas e da violência, e as aproxima da cultura. Esta é uma colaboração importante do movimento junino para a sociedade. E ainda tem influência na movimentação da economia, fazendo o dinheiro circular ao seu redor ”, disse Daiana Ronieli, presidente da entidade.

PROGRAMAÇÃO

30 de junho – Eliminatória da categoria Tradicional
1º a 4 de julho – Eliminatória da Categoria Estilizada
5 e 6 de julho – Semi-final da categoria Estilizada
7 de julho – Final da categoria Tradicional
8 de julho – Final da categoria Estilizada

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Fefap / Arraiá do Meio do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *