Fefap finaliza seletiva nos Polos Municipais e se prepara o Festival Estadual a partir do dia 23 de junho

O 10º Arraiá no Meio do Mundo encerra nesta semana a seletiva nos polos municipais e prepara o terreiro para o Festival Estadual, com a disputa entre as melhores quadrilhas juninas do Amapá, de 23 à 29 de junho. O Arraiá é organizado pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), que tem a parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Polícia Militar (PM/AP) e Corpo de Bombeiros (CB/AP). Nesta segunda-feira, 18, tem a seletiva do Polo Leste, e no dia 20, no Polo Jari, em Laranjal.

As seletivas municipais iniciaram pelo Polo Norte, no município de Ferreira Gomes, com os grupos dos municípios do eixo norte da BR 156, de onde foram escolhidas sete quadrilhas. Na última semana, de quinta-feira, 14, até domingo, 17, os 23 grupos do Polo Macapá foram avaliados pelos jurados, e 16 se classificaram para o Festival Estadual. Na seletiva desta segunda-feira, do Polo Leste, participam sete grupos de Santana e Mazagão, e os cinco mais bem avaliados pela banca de jurados vêm para a fase estadual.

No Polo Jari, com cinco grupos do Vale do Jari, Laranjal e Vitória, quatro vêm para a seletiva estadual. No final da competição nos polos, 32 grupos estarão competindo no Festival Estadual do Arraiá no Meio do Mundo, de onde sairão as 12 quadrilhas juninas para disputar o Festival Nacional, que será de 5 à 7 de julho, em Santana.

“O Festival Estadual é a última etapa do Arraiá no Meio do Mundo, que iniciou em abril, com os pré- festivais nos polos municipais. Fizemos a escolha da Corte Junina, e estamos finalizando as seletivas nos polos para encararmos o Festival Nacional, que terá a participação das 12 melhores quadrilhas do Brasil, competindo com as 12 do Amapá. Será uma grande festa dessa cultura brasileira na Cidade Junina, que pela primeira vez será em Santana”, disse Daiana Ronieli, presidente da Fefap.

O Festival Estadual e o Nacional serão no estádio Vilelão, onde a Cidade Junina está montada para receber os grupos e público. Com capacidade para 3 mil pessoas, a estrutura tem palco, camarim, área para concentração, praça de alimentação, arquibancada, camarotes e área vip. A venda de ingressos, mesas e camarotes é feita na Fefap. O Festival Estadual tem a parceria do Governo do Estado, e o Nacional está sendo realizado através de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Marcos Reátegui e tem como parceiro a Prefeitura de Santana.

Serviços:

Festival Estadual
De 23 à 29 de junho
Festival Nacional
De 5 à 7 de julho
Local: Cidade Junina – Estádio Vilelão – Santana-AP
Hora: A partir das 19h

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicaçao
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *