Fefap lança oficialmente calendário do Arraiá no Meio do Mundo 2017

Nesta sexta-feira, 10, a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), abre oficialmente a Quadra Junina 2017, com o coquetel de lançamento do Calendário do evento, que terá a disputa de mais de 100 grupos de todos os municípios. É a 9ª edição do Arraiá no Meio do Mundo, que iniciou ainda em novembro passado, com as visitas da coordenação aos cinco polos municipais. O coquetel será às 19, no auditório do Sambódromo.

Durante o evento, serão entregues os troféus para as vencedoras do Arraiá de 2016, que não foram repassados no final do festejo por falta de recursos. A presidente Daiana Ronieli explicou que, com a falta de apoio financeiro na última competição, o evento foi realizado, mas a premiação não foi entregue. “Fizemos tudo por nossa conta, sem recursos públicos. Os grupos fizeram promoções, foram atrás de parceiros e patrocínio, e o GEA cedeu o Sambódromo, tudo com muita determinação e amor pela quadra junina, mas somente agora vamos premiar as campeãs”.

O Arraiá no Meio do Mundo é o maior evento cultural do estado, que reúne centenas de quadrilheiros de todos os municípios, gerando renda para artesãos, costureiras, aderecistas, e outros profissionais da área, além de movimentar a economia no comércio local, com a venda de tecidos e adereços, comidas na praça de alimentação, fomentar a cultura tradicional brasileira ser e um instrumento de inclusão social. Ele é dividido entre tradicionais e estilizadas, e acontece nos municípios, denominados Polos, divididos em cinco, e tem as finais realizadas em Macapá.

De acordo com o calendário, após o coquetel, iniciam as etapas regulamentares internas, de confirmação, cadastro e transferência de brincantes, e nos meses de abril e maio, acontecem os pré-festivais nos polos. Nos dias 1º, 2 e 3 de junho, tem os concursos Garota Fefap Tradicional, Gay e Estilizada. As eliminatórias nos polos serão de 10 à 24 de junho, e de 29 de junho à 8 de julho, e as eliminatórias estadual estilizadas e tradicionais, em Macapá.

Mariléia Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *