Feira de Produtos do Campo inicia nesta sexta-feira (28)

Por Débora Monteiro

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) promove Feira de Produtos do Campo com nova modalidade de produtos. O objetivo é aproximar o mercado consumidor e os produtores rurais, e apresentar os produtos para a comunidade. A Feira acontece na Sede do Sebrae em Macapá, no estacionamento da instituição, nesta sexta e sábado, 28 e 29, das 8h às 17h.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, a instituição realiza a Feira de Produtos do Campo, desde 2015, de duas a três edições ao ano, e faz parte do calendário de eventos do Sebrae.

“Para nós ela é especial, pois é estruturada para nossos clientes, produtores rurais, que expõem e comercializam o que tem de melhor em sua propriedade. A Feira serve de ‘vitrine’ para eles, pois oferecemos um ambiente diferenciado para que comercializem seus produtos. Nosso cliente tem a oportunidade de realizar vendas diretas ou negócios futuros, pois mantêm contato com empresas de alimentação fora do lar, entre eles, restaurantes, panificadoras e lanchonetes, além de empresas que trabalham com agroindústria de polpa de frutas, que precisam do produto in natura”, disse a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz.

Produtores

Esta edição da Feira de Produtos do Campo, reúne 52 produtores da Vila do Cheiro Verde Km9, Vila do Coração, , Km9-Linha F, Inajá, Macapá, Tartarugalzinho, Tracajatuba I e II, Mazagão, Assentamento Nova Vida, Assentamento Ferreirinha, Assentamento Santo Antônio da Pedreira, Assentamento Matão do Piaçacá, Assentamento PA Perimetral Norte, Associação de Produtores do Pico do Gadelha, Associação de Agricultores da Colônia Agrícola do Matapi, Assentamento Nova Colina/Monte Sinai, Santana e Pedra Branca.

Produtos

Os produtos apresentados pelos expositores são hortaliças, frutas, farinha, tapioca, tucupi, doces, geleias, açaí, mel, queijos, pimenta, granola, biscoitos, farofas temperadas, vinhos e espumantes, refeições, óleos vegetais, plantas ornamentais, artesanatos, adubos, polpa de frutas, açaí, caldo de cana, e aves congeladas.

Orgânicos

Um grupo de produtores de Inajá/Itaubal/AP terão um espaço diferenciado na Feira de Produtos do Campo. Os produtores estão aptos e podem usar o termo orgânico nos produtos, pois são do primeiro grupo de Organização de Controle Social do Estado (OCS), que é uma organização formal ou informal composta por famílias agricultoras, que realizam o controle social como forma de garantir a qualidade da produção orgânica, a partir da organização dos próprios agricultores. Essa iniciativa foi apoiada pelo Sebrae, por meio do Projeto de Horticultura, Agroecologia e Produção Orgânica.

Parceiros

São parceiros da Feira de Produtos do Campo, Sebrae, Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Amapá
Contato: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *