Feliz aniversário, José Seixas! – @JeiOliveira

Hoje aniversaria o professor, bacharel em Direito, servidor da Justiça Eleitoral há quase duas décadas, assessor jurídico da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), fervoroso torcedor do Paysandu, violonista, cristão, fotógrafo amador, pai amoroso da Isabela e marido dedicado da Edileusa, além de querido amigo deste jornalista, o grande José Seixas.

No início de 2013, comecei a trabalhar na assessoria de comunicação do TRE. Fiquei lá até o início deste ano. Sai por onde entrei: pela porta da frente e sem ninguém me mandar embora. Um dos responsáveis pelo bom trampo que fiz lá foi José Seixas. Ele foi o cara que me orientou como proceder, em vários momentos. Inteligentão, com um bom senso e conhecimento técnico acima da média, ele sempre foi o sol na tempestade nos dias difíceis.

Com o Seixas, rodei quase todos os municípios do Amapá. Sim, viajamos muito a trabalho e, juntamente com o Evandro Gavião (nosso piloto), praticamente vivemos um mês e meio dentro de um pick-up e hotéis de classe duvidosa. Foi muito trampo!

Sempre com boas conversas e risos sobre tudo, até de nós mesmos. Dono de vasta cultura geral, o cara manja de arte, música e literatura. É um excelente profissional, com o papo sempre porreta. Um cara íntegro, sensato, inteligente, muito gente fina, além de justo e coerente em seus pontos de vista.

O figura é um estudioso crônico. Dia desses, soube que Seixas já passou em sete concursos públicos e isso não é um feito para qualquer um. Não à toa, me explicou diversas vezes o que me parecia aramaico e assim consegui fazer matérias sobre diversos assuntos sobre a Justiça Eleitoral.

Outra coisa que admiro no Seixas é o respeito pelas diferenças. Ele é cristão (evangélico), mas respeita as outras crenças. Assim como respeita as pessoas, sejam elas de qualquer classe social, orientação sexual e até mesmo remistas (risos).

De acordo com o Tratado sobre Gratidão de São Tomás de Aquino, existem três níveis de gratidão: superficial, intermediário e profundo. O primeiro pelo o reconhecimento. O segundo do agradecimento, do dar graças a alguém por aquilo que esse alguém fez por nós. E o terceiro e mais poderoso é o do vínculo, é o nível do sentirmos vinculados e comprometidos com essas pessoas.

Não consigo contabilizar quantas vezes o Seixas me salvou de apuros no trabalho ou quantos galhos me quebrou fora dele. Só sei que sem ele por perto, as coisas seriam muito mais difíceis. Agradeço ao Seixas no segundo nível, por tudo que fez por mim. Amigo, sou imensamente grato a você. Sem medo de errar, digo a vocês que pelo menos 30% do meu trampo no TRE, devo a esse cara.

Enfim, este texto de felicitações é um registro público sobre a gratidão, consideração, e amizade que tenho por você, Seixas. Que tenhas sempre saúde, fé e amor no coração. O resto tu tiras de letra. Que Deus continue a lhe abençoar e muito obrigado por tudo.

Meus parabéns e feliz aniversário, amigo!

Elton Tavares

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*