Feliz aniversário, tia Maria!


Quem roda o calendário, nesta quinta-feira (23), é contadora Maria Conceição Penha Tavares, conhecida por alguns como “Penha”, mas para mim, é a amada “tia Maria”. Essa mulher guerreira completa hoje 60 carnavais, apesar de não parecer, pois está muito bem para alguém que alcança seis décadas de existência. 

Maria é uma pessoa extraordinária, excelente profissional, amiga fiel, filha, tia e irmã dedicada. Sempre trabalhou e batalhou muito na vida, com muita honestidade e boa vontade. 

Dos quatro irmãos do meu falecido pai, Zé Penha, ela era a mais querida por ele. Era a filha preferida do meu avô, João Espíndola e é o xodó da minha avó, Perolina Tavares (de quem ela cuida há anos). Não é para menos, Maria Penha já contribuiu, de alguma forma, com todos nós. 

Ela sempre deu apoio moral e financeiro para o vovô e meu pai, quando eles ainda estavam entre nós; ajudou na formação dos irmãos e cuida da nossa Peró, uma missão difícil e sublime. Sem falar que já me deu força em vários momentos de minha vida. Sim, ela fez e faz muito pela família Penha Tavares. 

Tia é uma das mães que tenho, quando moleque, não desgrudava dela. Sou o seu sobrinho mais velho, mas ela é muito mais do que a irmã do meu saudoso pai, é uma grande amiga. Há dois anos, Deus me deu uma prova de sua existência, a curou de um câncer. Esse é mais um motivo para nós celebrarmos sua estada entre nós. Por isso, estou feliz hoje. 

Hoje em dia, já não vou mais ao seu encontro todos os sábados, como antigamente, mas era ótimo. Entretanto, sempre que posso reunir com ela e meus tios, é ótimo! 

Ano passado, minha rotina frenética me impediu de ir dar os parabéns a ela pessoalmente, mas hoje eu irei, pelo menos farei tudo para isso. Pois como disse o escritor John Dryden: “O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade”.  Boto fé!


Tia, foram tantos momentos legais, alguns tristes, mas faz parte da vida, não é mês mesmo? Eu poderia escrever muito sobre você. De todas as nossas cumplicidades, birras, experiências, similaridades. Porém, tenho que resumir: Meus parabéns, feliz aniversário! Eu amo você!


Elton Tavares
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

Commentários
  1. Anonymous

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*