Feliz aniversário, vó Peró!

10363536_748731725179861_7919459194271348638_n

Hoje (21) é aniversário da nossa matriarca, minha amada avó Perolina Penha Tavares, mãe de meu pai, Zé Penha, a nossa amada “Peró”. A senhora mais vaidosa, cheirosa e bem arrumada que conheço. Uma verdadeira lady, de tão educada e carismática com todos.

Lembro dela me dar abraços carinhosos e dizer que guardou algo porreta pra eu comer (ela e mamãe são as melhores cozinheiras do mundo). Lembro de ir pra feira com ela, vovô e tia Maria todos os sábados. Lembro-me do cheiro dos perfumes que ela usava, quase sempre colônias e do zelo com o lindo jardim.

Admiro a forma que ela e vovô criaram os cinco filhos e da força que teve ao encarar as perdas que sofreu ao longo dos anos, sempre de cabeça erguida. Lembro-me do discurso do vô João, quando ele disse que só foi o grande homem que foi por conta dela sempre estar ao seu lado.Casadavó

Lembro-me de cada reunião familiar, do amor mútuo entre ela e meu pai. Dá Peró cuidar dele e da tia Maria quando mais precisaram dela. Sempre com a dedicação que lhe é peculiar.

Aliás, impossível falar da Peró sem exaltar a tia Maria, que cuida de nossa matriarca de fora exemplar e amorosa (obrigado, Maria Penha!).

Lembro-me da velha casa de madeira no centro de Macapá, onde eu, o neto mais velho, tinha como segundo lar. Vovó sempre foi uma pessoa honesta e sensata. Lembro-me dos conselhos, do exemplo e dos ralhos. Enfim, minha memória afetiva é repleta de coisas lindas que a Peró fez, ensinou e batalhou.DSCN0298

Nossa família é uma das coisas que mais prezo na vida e a Peró é a luz que nos guia. Ela é o esteio, o centro, a personificação do nosso amor e união. Agradeço a Deus por estar neste grupo familiar nessa passagem e por descender de uma senhora incrível como Perolina Penha Tavares, que hoje chega aos seus 88 anos.

Vó, sei que lhe decepcionei algumas vezes e que dei muita preocupação. Mas a senhora sabe: nós te amamos! Peço a Deus, de todo coração, que você tenha saúde, muita saúde e paz. Meus parabéns e feliz aniversário!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *