Feliz Ano Velho! – Por Silvio Neto

Por Silvio Neto

Feliz Ano Velho!

As festas de fim de ano estão se aproximando: O Natal já tá bem aí e, logo em seguida, mais um ano que reinicia. Passadas as festividades, é hora de voltar para a realidade.

Para este ano que se aproxima teremos dois grandes acontecimentos políticos: Em maio, o Brasil romperá definitivamente suas relações diplomáticas com Cuba, crise que se iniciou com o recente fim do programa Mais Médicos. Em novembro, o presidente promulgará o Estatuto da Terra, estabelecendo novas regras sobre a demarcação e posse de terras.

Os três anos que sucederão o primeiro mandato do novo presidente eleito também não serão nada fáceis: No seu segundo ano de mandato, no mês de outubro, o presidente decreta, por meio de Ato Institucional, o fim dos partidos políticos. Em fevereiro de seu terceiro ano mais um Ato Institucional implanta as eleições indiretas para governador e vice-governadores e a nomeação de prefeitos. Já em Junho, o presidente do Partido Comunista será condenado a 14 anos de prisão. Finalmente, em seu quarto ano de mandato, o Congresso Nacional rejeitará a emenda que tentará restabelecer as eleições diretas para presidente e vice-presidente da República, e já em janeiro desse ano será promulgada nossa nova Constituição. Em fevereiro teremos sancionada também a nova Lei da Imprensa, que deverá impor censura prévia por agentes federais presentes nas redações e nas emissoras de rádio e televisão. Para março, enfim uma nova Lei de Segurança Nacional

Sim, serão quatro anos bem difíceis. Tentarei ficar quietinho só “vendo a banda passar cantando coisas de amor”, sem ser preso nem torturado. Só espero que tudo isso passe logo e eu consiga chegar vivo em 1968 pra poder ir com a minha Lulih assistir ao show da Janis Joplin no tão esperado Festival de Woodstock…

Adeus 2018! Feliz 1964!

Dados históricos

1964

– 13 de maio: O Brasil rompe as relações diplomáticas com Cuba.
– 30 de novembro: Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.

1965:

– 27 de outubro: Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco decreta o Ato institucional n° 2, que extingue os partidos políticos.

1966:

– 5 de fevereiro: É decretado o Ato Institucional N° 3, que institui as eleições indiretas para governador e vice-governadores e a nomeação de prefeitos.
– 6 de junho: O líder do Partido Comunista Brasileiro, Luís Carlos Prestes, é condenado a 14 anos de prisão.

1967:

– 18 de janeiro: O Congresso Nacional do Brasil rejeita a emenda, que restabelece as eleições diretas para presidente e vice-presidente da República.
– 24 de janeiro: Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco promulga a sexta Constituição brasileira, que substitui a de 1946.
– 9 de fevereiro: Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco sanciona a Lei de Imprensa, que impôs a censura prévia por agentes federais presentes nas redações, emissoras de rádio e televisão.
– 13 de março: É promulgada a Lei de Segurança Nacional pelo presidente Castelo Branco.

* Silvio Neto é bancário, professor, músico e jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *