Festival FIM abre inscrição da Mostra Competitiva Nacional de sua 2ª edição

O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema anuncia para novembro de 2020 a sua 2ª edição. Criado em 2018 por Minom Pinho, com o objetivo de valorizar e premiar filmes dirigidos por mulheres e o protagonismo feminino em tela, o evento está com inscrições abertas para sua Mostra Competitiva Nacional.

Até o dia 10 de setembro, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site longas-metragens de ficção, documentais ou de animação dirigidos por mulheres de todo o Brasil. Inéditas ou não, as obras devem ter sido concluídas nos últimos 24 meses. O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionará cinco filmes entre os inscritos e caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora.

Neste ano, o FIM terá formato inteiramente online, permitindo que sua seleção de filmes chegue a todas as regiões do país. A programação também trará uma Mostra Internacional (não-competitiva) e Programas Especiais.

“Em 2020, talvez ainda mais necessário a partir dos imensos desafios trazidos pela Covid-19, as lutas mundiais contra o racismo e a atual crise do cinema brasileiro, o Festival reafirma a sua determinação de colocar um sonoro FIM à sub-representação de gênero e raça na indústria cinematográfica e iluminar novas sementes, novas narrativas e novas oportunidades”, declara em nota Minom Pinho, idealizadora do Festival.

O FIM é uma realização da Casa Redonda, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival é patrocinado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio do Projeto Paradiso, Grupo Mulheres do Audiovisual Brasil, +Mais Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro, Núcleos Criativos Latino-americanos, VideoCamp e Imprensa Mahon.

Fonte: Tela Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *