Festival In Solos Tucujus 2021 promove atividade formativa

Em novembro deste ano acontecerá a segunda edição do Festival nacional In Solos Tucujus. O evento funciona como uma vitrine para atores e circenses que utilizam o solo como linguagem para suas produções de circo e de teatro . O festival é um grande encontro que funciona como palco para o intercâmbio de artistas de outros estados com artistas do Amapá. O evento idealizado pelo produtor cultural Jhou Santos, é realizado pela Companhia Tucuju em parceria com a Cortejo Produções Artísticas.

A programação oficial do festival acontecerá em novembro deste ano, porém enquanto o mês em questão não chega, várias outras ações também vinculadas ao “In Solos Tucujus” serão realizadas. A primeira está acontecendo durante essa semana, trata-se da oficina “Escrita criativa – dramaturgias solos”, primeira atividade formativa promovida pela coordenação do evento que está sendo realizada graças a parceria com o projeto de extensão “Memória e Dramaturgias”, coordenado pela Professora Me. Adélia Carvalho do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Segundo Jhou Santos, coordenador geral do evento: “O festival não funciona somente como palco para apresentações de espetáculos já existentes, ele também promove o intercâmbio entre artistas e entre a arte teatral com a circense, funciona como laboratório formativo, incentiva a criação de novos experimentos cênicos solos, novas dramaturgias, funciona como palco para novos talentos”.

Sobre a oficina:

Dramaturgias solo – nossos ciclos são baseados, principalmente, em atividades práticas de escrita de textos curtas e reflexões sobre as criações elaboradas ao longo dos encontros. O tema trabalhado nessas escrituras, em consonância com o festival, será “Solos emergências”. A oficina está acontecendo no formato online e conta com 20 participantes que ao longo de 03 encontros exercitam a escrita dramatúrgica para teatro. Dois encontros já foram realizados, nos dias 06 (segunda-feira) e 08 (quarta feira). O último encontro e encerramento da atividade acontecerá hoje, 10 de setembro de 2021 no horário das 19h ás 22h.

Sobre os Ministrantes:

Adélia Carvalho – Professora do Curso de Teatro da UNIFAP. Dramaturga, diretora e atriz (DRT:4891). Dramaturgias publicadas: O time perfeito (2019); Marília, de Dirceu? (2007); Monólogos (2005). Algumas dramaturgias encenadas (não publicadas): Menos de nós (2017); Do, Ré, Mi Fabrincando Direitos (2015); Chico, Chico Rei, Rei Galanga (2009); Erva Daninha (Texto em parceria com o Dramaturgo Walmir José)(2008); A Devassa da Inconfidência (2000); Museu vivo – A história que ninguém contou (2000).

Diego Malva: Graduando em Licenciatura em Teatro e pesquisador na Área de Intermedialidade, Cena Expandida, Escrita Performativa e Teatro para a internet. Fundador e produtor do Vírgula Dobrada Network, uma produtora de podcasts amapaense.

Lucas Viana: graduando em Licenciatura em Teatro, bailarino e ator. Pesquisador dos intermédios entre a Dança e Teatro.

Ficha Técnica do Festival:

Direção artística e de produção: Jhou Santos
Assistente de produção: Renilda Navegante
Realização: Companhia Tucuju e Cortejo Produções
Informações: @insolostucujus (facebook e instagram)

 Assessoria de comunicação do festival In Solos Tucujus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *