Festival Nacional de Quadrilhas e Quadra Junina amapaense serão anunciados nesta sexta-feira pela Fefap

Nesta sexta-feira, 23, a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) lança oficialmente o calendário da Quadra Junina 2018, que inicia em abril, com os pré-festivais, e encerram em julho, com a final do campeonato estadual. A presidente da entidade, Daiana Roniele, na mesma ocasião, irá apresentar o projeto do Festival Nacional de Quadrilhas do Meio do Mundo, que acontece pela primeira vez na região norte, realizado pela Comissão Nacional da Quadra Junina, e pela Fefap, em agosto. O evento será no auditório do Museu Sacaca, às 18h.

A Quadra Junina do Amapá e realizada há dez anos pela Fefap, chamada de Arraiá no Meio do Mundo, com a participação de grupos tradicionais e estilizados, formado por pessoas de todas as idades e de todo o estado. O primeiro Arraiá aconteceu na área da Expofeira Agropecuária, na rodovia JK, e de lá foi para o entorno da Fortaleza de São José de Macapá e Ginásio Avertino Ramos, e com o crescimento foi para o Sambódromo, onde os grupos disputam os títulos estadual e municipais, após as disputas nos Polos.

A Fefap foi fundada há 18 anos e atualmente agrega mais de 100 grupos filiados em 14 municípios, que trabalham o ano inteiro para participar das disputas. Os grupos são divididos em Polos municipais, no total 4, reunindo quadrilhas de municípios próximos. A quadra junina oficial da Federação inicia assim que os grupos vencedores são anunciados, ou seja, em 2017 começou em agosto, com a escolha dos temas que serão trabalhados neste ano, promoções e troca de brincantes e profissionais da quadra junina, e durante o ano inteiro movimenta este setor cultural cumprindo uma importante missão social, principalmente com jovens de áreas de risco.

O crescimento da quadra junina no Amapá levou a Fefap a trabalhar para que o meio do mundo fosse palco do Festival Nacional, e no ano passado, quando o estado chamou a atenção do Brasil pela organização, grandiosidade e beleza do evento, foi possível articular emenda parlamentar para a festa. Estarão garantidos no Festival as 12 finalistas do Arraiá do Meio do Mundo e as 12 melhores do Brasil, escolhidas pela Comissão Nacional.

No lançamento oficial da quadra junina amapaense e do Festival Nacional, o Correios irá apresentar o selo comemorativo dos 10 anos do Arraiá do Meio do Mundo, com arte do designer amapaense Danilo Madureira. “É uma homenagem do Correios ao Arraiá, que hoje desponta como um dos grandes destaques culturais do Amapá, que movimenta o comércio, abre frentes de trabalho para profissionais da área, aquece o setor de serviços de ambulantes, transporte alternativo e começa a somar no turismo cultural, principalmente com o Festival, que atrai público de todo o Brasil”, disse Daiana Ronieli.

No evento desta sexta-feira, 23, estão confirmadas a presença membros da Comissão Nacional, entre eles o presidente Carlos Brito, além de autoridades locai e nacionais, e dos Poderes estadual e municipais.

Ascom/ FEFAP
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *