Festival Palco Giratório do Sesc promove o teatro em todo o país

palcogiratorioSesc

Há 17 anos circulando pelo país, o Palco Giratório, projeto do Sesc que leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todos os estados brasileiros, inicia sua 18ª edição dia 11 de março em Brasília, no Sesc Ceilândia, com o espetáculo Proibido Elefantes, da companhia Gira Dança, do Rio Grande do Norte. O lançamento na Capital terá, ainda, os espetáculos “Plural”, com a Cia Nu Escuro (GO), “Exú, a boca do inferno”, com o Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (BA) e “O Lançador de Foguetes”, do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar Canoas (RS).

Nesta edição, a região Nordeste teve o maior número de grupos selecionados. O Circuito Especial do Palco Giratório, que agracia os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, este ano homenageia o Balé Popular do Recife, fundado em 1976, pelo artista André Luiz Madureira e por Ariano Suassuna. Ao todo, 22 cidades receberão o grupo, que tem a proposta de resgatar os festejos e folguedos populares do Nordeste brasileiro, sempre em sintonia com a dança, o teatro e a música. A homenagem ao Balé Popular de Recife reafirma o investimento do Palco Giratório em outros formatos culturais, como intervenções urbanas, circo e dança.

“Trabalhamos a arte e a cultura em sentido amplo. O Palco Giratório apresenta diferentes manifestações e linguagens artísticas, como a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil. Saímos do tradicional eixo Sul-Sudeste para alcançar novos lugares e públicos”, resume a Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues.

O projeto reúne duas mil horas de oficinas sobre manifestações teatrais e 20 espetáculos de grupos provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais.

“É por intermédio do Palco Giratório que milhares de brasileiros assistem a peças gratuitamente e ainda participam de oficinas de formação, como cenografia, atuação, iluminação e direção, entre outras”, complementa Márcia.

A programação completa do Palco Giratório e outras informações podem ser obtidas no site http://www.sesc.com.br/palcogiratorio/

Mais Informações Imprensa:
CDN Comunicação Corporativa
Fernanda do Valle ([email protected] / 21.3626-3726)
André Sant´Anna ([email protected] / 21. 3626-3710)
Anna Catharina Siqueira ([email protected] / 21.3626-3761)

Assessora de Comunicação e Marketing do Sesc Amapa
(96) 3241-4440 Ramal: 235

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *