“Fête de la musique disseminando culturas”: inspirada em festival francês, Virada cultural e realizada em Macapá nesta quinta-feira (21)

A Associação dos professores de francês do Amapá (APROFAP), em parceria com o Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e o Centro Cultural Franco Amapaense, realizará nesta quinta-feira (21), das 16h as 21h, a virada cultural “Fête de la musique: disseminando culturas”. A APROFAP é a idealizadora do evento, que consiste em apresentações musicais gratuitas.

Todas as instituições difusoras da cultura francófona do Estado do Amapá receberam o convite para participarem. O festival será promovido no Centro Cultural Franco Amapaense em alusão à “Fête de la musique”, realizado anualmente em Paris (FRA), na mesma data. Professores, alunos, artistas, comunidade em geral estão convidados a fazerem parte da programação!

Fête de la musique

Todo dia 21 de junho, um grande festival de música toma as ruas de todas as cidades da França. A Fête de la Musique é um grande evento popular feitos por músicos profissionais e amadores para celebrar os bons ritmos. A data também marca a chegada do primeiro dia da estação mais quente do ano e do solstício de verão, quando a noite é mais curta e mais propícia para quem quer festejar até altas horas da manhã.

A celebração foi idealizada por Maurice Fleuret, diretor de música e dança, a pedido de Jack Lang, ministro francês da cultura, graças a um estudo da época que afirmava que, dentre cinco milhões de pessoas, um em cada dois jovens tocavam algum instrumento musical. Querendo levar os concertos e apresentações musicais para os quatro cantos, a Fête de la Musique tomou as ruas de Paris pela primeira vez em 1982.

Contato:

Profa. Irene Cascaes – Diretora sociocultural da APROFAP 96 991910413
Profa. Lara Maisa Silveira – Vice-presidente da APROFAP 96 981129128

Serviço:

Virada “Fête de la musique: disseminando culturas”
Local: Centro Cultural Franco Amapaense
Data: 21 de junho
Hora: de 16h as 21h
Entrada: gratuita

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *