Filme em homenagem a Jards Macalé será lançado no Festival Quebramar 2013


O Festival Quebramar, em parceria com o Itaú Cultural, exibe o filme “JARDS” nesta quarta-feira, 27, às 17h no Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS/AP), localizado no segundo piso do Teatro das Bacabeiras. Com direção de Eryk Rocha, filho do também cineasta Glauber Rocha e produzido pelo Itaú Cultural, o longa-metragem homenageia o cantor e compositor Jards Macalé, autor de “Vapor Barato” e “Movimento dos Barcos”, entre outros sucessos.

“JARDS” é classificado como um documentário poético-musical, o filme faz um retrato intimista do artista, contemplando o processo de criação e todo o desenvolvimento de afinação, repetição e improvisação durante as gravações em estúdio. O longa conta com a participação dos músicos Luiz Melodia, Adriana Calcanhotto, Elton Medeiros e Frejat.

O carioca Renato Vallone, responsável pelo som direto do documentário, estará no Festival participando de um bate-papo com o público, além de ministrar dos dias 27 a 30 de novembro a Oficina intitulada “Cinema, Olhar & Êxtase: Alteridade no cinema de invenção.” 

A oficina teórico-prática irá deslocar as percepções convencionais de se fazer cinema e criar acontecimentos nas práticas simples de registro audiovisual. A partir da abordagem/apreensão das emergências cotidianas dos alunos (ou de quem ou o que eles escolherem), descobriremos as zonas relevantes de afeto em relação ao outro/próximo, a força dos eventos imperceptíveis ao redor diante da desatenção causada pela rotina e o êxtase através da duração e ritmo do novo olhar, aliado ao cinema, para o mundo. Transbordar o fenômeno realidade com toda a liberdade de criação. A oficina é gratuita e acontece de 9h às 12h e das 14h às 17h. 

“JARDS” ganhou o prêmio de melhor direção no Festival do Rio 2012 e também participou de exibições importantes como o Festival New Directors / New Films, em Nova York; a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; a Mostra de Tiradentes (MG) e o Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai.

Sobre Jards Macalé

Intérprete, compositor, violonista, ator, produtor, diretor musical, entre outros – nasceu no Rio de Janeiro em 1943 e conta com uma carreira de quase 35 anos atuando tanto na música popular quanto na erudita. Para homenageá-lo, o filme aborda, entre outras coisas, o instante do seu processo de criação, a afinação, a repetição e a improvisação dos instrumentos.

Sobre Eryk Rocha

Eryk Rocha nasceu em Brasília, em 1978, e viveu em vários países da América Latina. Estudou cinema na Escola San Antonio de Los Baños, em Cuba onde realizou “Rocha que voa” (2002), seu primeiro longa metragem selecionado para os festivais internacionais de Veneza, Locarno, Montreal, Rotterdam e Havana, entre outros, e premiado como melhor filme no Festival Internacional É Tudo Verdade, no Festival CineSul em 2002, com o Coral Saul Yelín no Festival do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana (2002) e o Prêmio de Melhor Ópera Prima no Festival de Rosário, na Argentina (2003). Em 2004, Eryk Rocha realizou o curta-metragem “Quimera”, o filme integrou a competição oficial dos festivais de Cannes (2004) e Sundance (2006) e participou em vários festivais no Brasil e no exterior, como Montreal, Nova York, Bilbao, Coréia do Sul e Havana e recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional de Montevideo (2005) e no Festival de Belém (2004). 

Sobre Renato Vallone

Começou sua carreira profissional em cinema e vídeo há 8 anos, como montador, desenhista sonoro, câmera e diretor. Realizou de forma independente diversos curtas-metragens. Seus filmes perpassam a antropologia, a política e a filosofia e têm como tema central a alteridade. Co-autor de diversos trabalhos nas artes visuais e no cinema com artistas nacionais e internacionais. Alguns de seus trabalhos foram vistos em museus como MAM – RJ, MAC – RJ e também na Cinemateca Francesa, Paris. Muitos de seus trabalhos são divulgados pela Internet. Idealizador do GRUPO FRONT, laboratório de filosofia, arte e política (cinema e teatro de rua), criado em Junho de 2013.

Ficha Técnica

Documentário Musical | 93 min | Cor: P/B – HDCAM
Elenco: Jards Macalé, Adriana Calcanhoto, Luiz Melodia, Ava Rocha, Roberto Frejat, Thaís Gulin, Elton Medeiros, Cristovão Bastos, Chacal, Junin Moreira, Jorge Helder, Robertinho Silva.
Direção: Eryk Rocha.
Produção executiva: Eryk Rocha
Roteiro: Eryk Rocha
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Montagem: Joaquim Castro
Desenho de Som: Edson Secco
Direção de Produção: Daniel Santos
Som direto: Renato Vallone
Trilha sonora: Jards Macalé

Patrocinadores

O Festival Quebramar 2013 é apresentado pela Petrobras, após ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural e Governo do Estado do Amapá. Apoio Locoreggae Promoções e Eventos. Apoio Cultural Prefeitura Municipal de Macapá. Integra o Circuito Amazônico de Festivais Independentes e Rede Brasil de Festivais Independentes. Realização Casa Fora do Eixo Amapá, Casa Fora do Eixo Amazônia e Fora do Eixo.

Serviço:

Lançamento no Amapá do filme JARDS, do diretor Eryk Rocha
Data: 27/11
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/AP)
Horário: 17h
Entrada franca

Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *