Filme “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese: firme demais!

 
Há dois anos, assisti “O Lobo de Wall Street”, filme imoral, agressivo e brilhante, como não poderia deixar de ser, já que é dirigido por Martin Scorsese (quem viu “Os Bons Companheiros”  (1990) e “Cassino” (1995), sabe do que falo). A trama é uma adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort.
 
No filme, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) ralou pra caramba em uma corretora de Wall Street, de acordo com as dicas (inclusive de maluquês) de Mark Hanna (Matthew McConaughey), um corretor veterano. 
 
Quando o cara será contratado, a merda toda dá uma queda vertiginosa. Para pagar as contas, ele vai trampar em uma firma fuleirona que trabalha com ações de baixo valor, longe do glamour da bolsa de valores. 
 
Daí Jordan Belfort junta uma moçada que ele conhece há tempos, os ensina o 171 e aí o filme se desenvolve numa trama de malandragem, negócios escusos, drogas, orgias, ostentação, riqueza e curtição. O cara enriquece enganando investidores nos anos 90, juntamente com  uma quadrilha de pilantras viciados disfarçados de corretores, tudo regado a sexo, drogas e armações. 
 
É um filme que retrata a ganância, ambição, ousadia, falta de caráter, máfia, engenhosidade, dinheiro, futilidades. É  hedonismo puro. Ousado e fodasticamente bem escrito pelo roteirista Terence Winter (Família Soprano). 
 
Se já não bastasse, a trilha sonora é muito firme. Também, anos 90. 
 
“O Lobo de Wall Street” foi indicado ao Oscar de melhor filme do ano (entre outras quatro indicações, incluindo a de melhor ator e diretor). Leonardo DiCaprio chegou no ápice do talento no filme, não sou crítico de cinema, mas se ele não levar o Oscar nessa, não ganha nunca mais. Vale à pena as suas 3h (TRÊS HORAS) de duração. Enfim, é um filme forte e polêmico, mas um filmaço!
 
Ficha técnica completa

Título The Wolf of Wall Street (Original)
Ano produção 2013
Dirigido por  Martin Scorsese
Estreou dia 24 de Janeiro de 2014 ( Brasil ) 
Duração: 180 minutos
Classificação: 18 – Não recomendado para menores de 18 anos
Gênero: Biografia Drama Policial
Países de Origem: Estados Unidos da América
 
Elton Tavares
 
Trailer do Filme: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *