Fim de semana em Macapá é marcado por programações culturais em praças


Em  alusão ao mês da mulher a Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) realizou diversas programações culturais no último fim de semana envolvendo apresentações de teatro, dança, música, declamações de poemas, e também a oferta de serviços como corte de cabelo, maquiagem, dentre outros.
Na sexta-feira, 08, a Concha Acústica do bairro Cidade Nova foi palco da programação “Agora é que são Elas”, que contou com shows musicais de Karol Diva, Celine Guedes e Lady Púrpura, além de teatro, poesia, palhaços, malabares e dança.
De acordo com o autônomo Anderson Cardoso, a programação trouxe muita compreensão ao público. “Eu vejo que, além de comemorar, a programação mostra como é a vida de uma mulher violentada pelo marido. Com a peça teatral e com as informações passadas durante este evento, ficamos bem mais informados sobre como identificar uma mulher que sofre violência doméstica e como devemos agir diante disso”, conta.
Na ocasião, o stand do Sebo Cantinho Cultural fez a doação de livros à população.  De acordo com o proprietário do Sebo, Ivamar dos Santos, o objetivo da parceria com a prefeitura é contribuir com a garantia de acesso à leitura.
Para Samaritana Melo, pedagoga, é muito gratificante ver a Prefeitura incentivar a leitura. “O brasileiro está mais voltado para o incentivo. Se não tiver, ele estagna, freia e se prende. O maior incentivo é a doação. Estou muito feliz com essa iniciativa.”, afirma.
No domingo, o projeto Praça Viva realizou diversas programações, simultaneamente, nas praças do Jardim II e do Novo Buritizal. Durante a tarde o projeto disponibilizou para o público, em especial para as mulheres, serviços de estética, como corte de cabelo e maquiagem. Além disso, foram distribuídas cartilhas informativas como a Lei Maria da Penha, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para as crianças foram disponibilizadas atividades de recreação: desenho, pintura, recitações de poesias, grupo de dança e apresentação circense, exposição de fotos do Projeto Comunicação Popular, de iniciativa da Coordenação de Comunicação da Prefeitura. A programação encerrou com show musical das cantoras Brenda Melo e Claudete Moreira.
Para garantir a segurança no evento, as programações contaram com a parceria da Polícia Militar do Amapá e da Guarda Municipal.
E a programação da Prefeitura em homenagem ao mês da mulher continua. Acompanhe a programação.
11.03 – Implantação do Fórum Permanente de Debates Mulheres Gestoras.
Horário: 17h
Local: Auditório da Escola Sesc Araxá
I – A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e sua relação com a cidade
Ministrante: Araceli Lemos
II – Da gestão do lar à gestão dos negócios no mundo corporativo
Ministrante: SEBRAE
16.03 – Ação Mulher em Primeiro Lugar
Horário: 08h às 17h
Local: Distrito do Maruanum
Orientações jurídicas sobre os direitos da mulher e de assistência social, realização de exames médicos de entrega imediata, massoterapia, orientações sobre prevenção de DST´s AIDS e de métodos de contracepção e planejamento familiar, distribuição de preservativos femininos e masculinos, atividades de embelezamento, apresentações artístico-culturais, exibição de filmes, pintura, etc.
27.03 – Prêmio Mulher Açucena 2013 – Uma homenagem ao centenário da professora e poetisa Aracy Miranda de Mont’alverne.
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da Escola Sesc Araxá
Graziela Miranda e Carol Pessoa – Asscom PMM
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *