Fim de semana tem festejos para o Divino e Santíssima Trindade no barracão do Mestre Pavão

Neste final de semana o Ciclo do Marabaixo realizado pela Associação Folclórica Marabaixo do Pavão (AFOAMAPA) faz a transição dos louvores ao Divino Espírito Santo para a Santíssima Trindade, e a família do Mestre Pavão, pioneiro das tradições amapaenses, se prepara para mais manifestações religiosas e lúdicas. O calendário do Ciclo de 2023 iniciou na semana santa e encerra em 11 de junho, Domingo do Senhor, quando os mastros do Divino e da Santíssima são derrubados nos barracões.

Na sexta-feira, 26, acontece o 2º Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo, a partir de 22h, até 2h. O Domingo do Divino Espírito, 28, inicia com a celebração da missa especial, às 7:30, na Igreja Jesus de Nazaré, seguido do café da manhã, no Barracão do Mestre Pavão. A partir de 13h é servido o almoço, a às 16h começa a roda de Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade, até o amanhecer do dia seguinte, quando a bandeira da Santíssima Trindade é hasteada no mastro. No dia 29, às 18h, começa a novena da Santíssima.

A religiosidade e a tradição cultural fazem parte das manifestações do Ciclo do Marabaixo no bairro Laguinho, onde o Divino e a Santíssima são louvados e festejados com missas, novenas e rodas de marabaixo. Os rituais de retirar, levantar e derrubar os mastros e a murta, servir refeições e caldo de carne, gengibirra, ainda hoje são preservados. O desafio de “ladrões” de marabaixo, quando os cantadores trocam versos também faz parte da tradição nas rodas.

Mônica Ramos, filha de Raimundo Lino, o Mestre Pavão e da também pioneira Valdomira Sena, a dona Vadoca, explica que a família e devotos fazem questão de respeitar os costumes dos antepassados. “Temos que manter viva essa memória para poder ficar na história. Nossa obrigação é levar adiante esta festa, e todos se envolvem de alguma forma, seja na cozinha, dançando, cantando, rezando, cada um cumpre o prometido aos nossos pais”.

Endereço do Barracão: Rua José Tupinambá entre Jovino Dinoá e Leopoldo Machado.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DO MARABAIXO 2023 – BARRACÃO DO MESTRE PAVÃO

26 de maio –
22h – 2º Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo

28 de maio – Domingo do Divino Espírito Santo
7:30 – Missa na igreja Jesus de Nazaré
9h – café da manhã no barracão do Mestre Pavão
13h – Almoço
16h – Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade, até o amanhecer do dia seguinte, quando os mastros da Santíssima Trindade são levantados.

29 de maio
18h – Início da novena da Santíssima Trindade

02 de junho
22h – Baile dos Sócios da Santíssima Trindade

04 de junho – Domingo da Santíssima Trindade
07:30 – Missa da Santíssima Trindade na igreja Jesus de Nazaré
09h – Café da manhã no barracão do Mestre Pavão

07 de junho
22h – Baile de Corpus Christi

11 de junho – Domingo do Senhor
17h – Marabaixo do Senhor, derrubada dos mastros e encerramento do Ciclo do Marabaixo 2023.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *