Final de semana tem Ciclo do Marabaixo no Laguinho e Favela


O Ciclo do Marabaixo continua neste final de semana nos bairros Laguinho e Santa Rita, a conhecida Favela, dando prosseguimento aos festejos que iniciaram na semana Santa e só encerram no dia de Corpus Christi. São quatros pontos onde a tradição se mantém, resguardada pelas famílias e com participação da comunidade, dois em cada bairro. Dia 24 é o Sábado do Mastro, quando todos os grupos e festeiros seguem para o Quilombo do Curiaú. No Domingo do Mastro a programação continua individualmente.
A Favela festeja a Santíssima Trindade dos Inocentes na casa da dona Natalina Costa e da família de Dica do Congó, que trouxeram o marabaixo do centro de Macapá para o bairro. Algumas alterações foram feitas para que os festejos continuassem sem criar problemas com a comunidade, como o costume de soltar fogos que hoje só são permitidos até 22h, volume do som, sem alterar, e os bailes de sócios que foram substituídos pelas rodadas de marabaixo porque estes às vezes acabavam em confusão. As ladainhas e missa continuam como antigamente.
No Laguinho os festejos para a Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo são de responsabilidade da família do Mestre Pavão e da Tia Biló, todos descendentes de Mestre Julião Ramos. Mais tradicional, eles continuam os festejos como no início, em louvor à Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo, com rodas de marabaixo, ladainhas, missa e bailes dos sócios.

Neste final de semana os quatro grupos seguem para as matas do Curiaú para retirar os mastros. Na Favela a tradição é tirar dois mastros para a Santíssima Trindade, mas o Berço do Marabaixo trabalha a conscientização ambiental e retira somente um, o outro é de fibra. O grupo Azebic – Associação Zeca e Bibi Costa, mantém o costume e retira os dois. Cada grupo do Laguinho retira quatro mastros, dois para a Santíssima e dois para o Divino. Após a retirada os grupos fazem os festejos nas casas, que continuam dia 25, Domingo do Mastro.
Programação do Final de Semana
Dia 24 – Sábado do Mastro
Todos os grupos
09h – Retirada dos mastros no Quilombo do Curiaú
16h – Marabaixo do Mastro – Casa da dona Natalina Costa
Dia 25 – Domingo do Mastro
10h – Casa da Tia Biló e Casa do Mestre Pavão
16h – Barracão da Dica do Congó
Endereços
Favela
Associação Zeca e Bibi Costa – Barracão da Dica do Congó
Av: Mendonça Júnior entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá
Associação Berço do Marabaixo – Casa da Dona Natalina Costa
Av: Duque de Caxias entre Professor Tostes e Manoel Eudóxio
Laguinho:
Associação Raimundo Ladislau – Casa da Tia Biló
Rua: Eliezer Levy entre Mãe Luzia e José Tupinambá
Associação Folclórica Marabaixo do Pavão – Casa do Mestre Pavão
Av: José Tupinambá entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá

Texto: Mariléia Maciel
Fotos: Max renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *