Final nacional do XII PSPE em Brasília/DF selecionou oito projetos das prefeituras do Amapá

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras; a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Cardoso; e a analista de negócios do Sebrae, Araúna Almeida; coordenaram a participação das prefeituras finalistas no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O Amapá teve oito (8) projetos entre os 240 selecionados nacionalmente, do total de 2,5 mil inscritos em todo o país. Entre as prefeituras na final estiveram de Pedra Branca do Amapari, Santana, Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí, Ferreira Gomes, Pracuúba, e Cutias do Araguari.

Durante o evento, a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, reforçou a importância do empreendedorismo como ferramenta para transformar realidades dos territórios e superar desafios. Ela, acredita que o setor empresarial tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva.

“Destaco a responsabilidade que todos carregamos neste processo. O evento representa uma oportunidade para os municípios acessarem soluções para desafios comuns enfrentados por nossas cidades. Projetos como este, reside a chave para um país mais igualitário, capaz de distribuir a renda e enfrentar os desafios sociais”, disse a diretora Suelem Amoras.

Categorias

Nesta edição de 2024 do PSPE no Amapá, os vencedores foram destaques nas categorias – Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Cidade Empreendedora.

Ameap

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, enfatizou que o PSPE valoriza as ações exitosas dos gestores públicos municipais vislumbrando o desenvolvimento local, garantindo a geração de emprego e renda nas cidades”, finalizou o prefeito Carlos Sampaio.

Reconhecimento

Na solenidade nacional do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, ocorreu em Brasília/DF, no dia 11 de junho e contou com as presenças dos prefeitos Carlos Sampaio (Amapá e presidente da Ameap); Beth Pelaes (Pedra Branca do Amapari); Ary Duarte (Vitória do Jari); Divino Rocha (Ferreira Gomes); Bala Rocha (Santana); Raimundo Amanajás (Cutias); Bruno Mineiro (Tartarugalzinho); vice-prefeito de Pracuúba/AP, Elemar Dias; e do deputado federal, Josenildo Abrantes.

Projetos

A prefeitura do Município de Pedra Branca do Amapari, foi a vencedora estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, por obter a maior soma de pontuação do conjunto nos critérios – Impacto nos Negócios Locais; Relevância do Problema Abordado; Inovação & Criatividade; Sustentabilidade; Impacto Econômico; Participação & Inclusão; Capacidade de Atuação em Rede; Potencial de Inspiração; Comunicação & Transparência e Avaliação & Monitoramento.

A vencedora na categoria Sala do Empreendedor – Prefeitura Municipal de Pracuúba, com o Projeto Sala do Empreendedor em Pracuúba. A Sala do Empreendedor representa um marco no fomento ao empreendedorismo local, visando a simplificação do processo de abertura e regularização de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

A vencedora na categoria Compras Governamentais foi a Prefeitura Municipal de Vitória do Jari com o Projeto Fomentando o Desenvolvimento Regional. O projeto incentivou a formalização e contratação de Microempreendores Individuais (MEI), para realizar os serviços de transporte escolar, no município, fomentando a economia e gerando empregos a diversas famílias ribeirinhas.

Na categoria Empreendedorismo na Escola venceu a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari – Projeto Pedra Branca Educa+, que utiliza a abordagem teórica e prática do empreendedorismo como instrumento para gerar competitividade para os futuros empreendedores do município (crianças, adolescentes, jovens e adultos). Estimula a Educação Empreendedora, incluindo robótica, música, dança, idiomas e habilidades empreendedoras, através do Programa Cidade Empreendedora, nos Projetos Jepp e Despertar, do Sebrae.

A vencedora na categoria Inclusão Produtiva foi a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, com o Projeto Sabor&Ar. O projeto nasceu da necessidade de superação das vulnerabilidades socioeconômicas, de famílias da Comunidade Samaúma, situada às margens do Rio Jari. Considerando o potencial natural e o conhecimento local, foi desenvolvido para sensibilizar a comunidade sobre o empreendedorismo e a inclusão social, contribuindo ao bem-estar das famílias através da comercialização de pratos típicos.

A vencedora na categoria Turismo & Identidade Territorial foi a Prefeitura Municipal de Cutias do Araguari, com o Projeto Festival do Pirarucu. É uma iniciativa com oportunidades de negócios, que possibilita aos empreendedores, a geração de renda, onde todos podem ser competitivos de forma inclusiva e com igualdade de oportunidades de negócio, promovendo a economia local.

A vencedora na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente foi a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari, com o Projeto Amapari Sustentável. O Projeto foca em transformação, do saneamento e da coleta seletiva, assegurando água potável e o uso responsável dos recursos, incentivando o reaproveitamento de rejeitos orgânicos, engajando a comunidade em práticas ambientais sustentáveis. Agrega duas iniciativas estratégicas: O Projeto Gotas de Vida, que disponibiliza o fornecimento de água potável para a população; e o Projeto Composta Amapari, que dá a destinação adequada aos resíduos orgânicos provenientes das empresas e das famílias.

A vencedora na categoria Empreendedorismo Rural foi a Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes, com o Projeto Programa de Boas Práticas da Agricultura Familiar (PBPAF) que acompanha e incentiva os produtores rurais locais para a diversificação de gêneros alimentícios, proporcionando a inserção de novos sabores e produtos frescos e de qualidade, garantindo a segurança alimentar aos estudantes do município.

A vencedora na categoria Cidade Empreendedora foi a Prefeitura Municipal de Santana, com o Projeto Inova Santana. Essa iniciativa proporciona o ambiente físico adequado para o empreendedor, como a Sala do Empreendedor e a Sala de Atendimento ao Contribuinte. Também disponibiliza ambientes acolhedores para o acesso às informações do território, formação de jovens, promovendo a economia local.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Amapá
Contato: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *