Comercial não autorizado da Mercedes mata Hitler quando criança.
“O carro que detecta o perigo antes”, diz o slogan que encerra o spot.
O comercial foi feito pelos alunos da Academia de Cinema do estado alemão de Baden-Württember.
Retrata a pequena vila em que o ditador cresceu.
E deixa a pergunta: o nazismo foi criação de um homem só, uma vez criança, ex-combatente da Primeira Guerra, artista plástico frustrado, ou de uma Nação em conflito, xenofóbica, dominada por uma ideia doentia de pertencer a uma raça superior, e pela histeria dominante de um ideal que se espalhava, o fascismo.
História se faz com o que passou, não com o que poderia ter acontecido se…
Imputar a responsabilidade da loucura que reinou a Europa sob apenas um homem insano é fugir da responsabilidade e adesão de muitos.
Talvez sem seu grande líder, um imbecil com discurso afiado, o Partido Nazista não teria avançado muito.
Ou outro tomaria seu lugar?
Mas destaca-se a coragem dos moleques da Academia de Cinema em abordar um tema tão delicado aos País e a seus avós.
Assista o comercial: