Fortes chuvas: governador Clécio Luís amplia situação de emergência de Macapá para ajudar população de Santana e Mazagão

Na quinta-feira, 15, o governador do Amapá, Clécio Luís, ampliou a situação de emergência de Macapá para os municípios de Santana e Mazagão. O decreto foi assinado para ajudar no enfrentamento dos problemas causados pelas fortes chuvas, como os alagamentos, que atingem a Região Metropolitana.

“Nós estivemos em ligação com os prefeitos Bala Rocha e Dudão Costa que nos informaram que também estão enfrentando os mesmos problemas que Macapá. Então nós resolvemos fazer um novo decreto de situação de emergência para, além da capital, que já está sendo ajudada, abranger também Santana e Mazagão. Então com isso, atender toda a Região Metropolitana e poder auxiliar os três municípios no enfrentamento às chuvas e aos alagamentos”, explicou o governador.

A sala de situação do Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Estado tem acompanhado os dados de meteorologia e comandado as ações de socorro aos atingidos. Conforme a Defesa Civil Estadual, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que as fortes chuvas continuem atingindo a região até segunda-feira, 19, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.

A ampliação da situação de emergência foi decretada após tratativas com os prefeitos de Santana, Bala Rocha, e de Mazagão, Dudão Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, pasta onde atua a Defesa Civil nacional.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.

Em outra frente, o Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

Para auxiliar os atingidos, o Governo mobilizou equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria dos Transportes (Setrap), Secretaria da Habitação (Sehab), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Mobilização, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Policia Militar (PM) e Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Max Renê/GEA e Netto Lacerda/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *