Fórum Intermunicipal de Cultura reúne secretários de todos os municípios do Estado



Secretários e coordenadores de Cultura de todo o Estado se encontram nesta sexta-feira, 23, no Fórum Intermunicipal de Cultura do Amapá. É a primeira vez que gestores da área se reúnem para uma discussão mais abrangente de políticas públicas culturais para os municípios com o suporte técnico do GEA.


A intenção é mapear as necessidades dos municípios e alinhá-los junto ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Para isso, estará presente a Ministra da Cultura, Ana Buarque de Holanda. A adesão ao SNC e o acesso ao Sistema de Captação de Recursos Federais, o fortalecimento de pontos de cultura e apresentação do projeto Caravana Cultural da Secult são as principais pautas relacionadas ao Governo Federal a serem discutidas.

A ministra Ana Buarque estará acompanhada dos secretários João Roberto Peixe, de Articulação Institucional, e Márcia Rollemberg, da Diversidade Cultural, além do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antônio Gramsci. A proposta da Secult é que o Fórum seja de debate permanente, realizado a cada três meses, com rodízio entre as sedes dos municípios.

Os assuntos discutidos serão levados até o Governo Federal em busca de alternativas para valorização da identidade cultural de cada município. Outro objetivo a ser alcançado com o Fórum é a possibilidade de capacitação continuada de gestores culturais, para que estejam alinhadas com a política nacional. O Fórum acontece em dois momentos, no turno da manhã, às 9h, no Palácio do Setentrião, e a tarde, a partir das 14h, no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP).

Mariléia Maciel/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *